À comunidade FAU/UFRJ
Em 1961 começou a ocupação do edifício que originalmente se destinava à então Faculdade Nacional de Arquitetura. A criação da Cidade Universitária e a inserção de tal edifício, projetado pelo arquiteto Jorge Machado Moreira com colaboração do Escritório Técnico da Universidade do Brasil e de Roberto Burle Marx (jardins e painel externo), se mesclam a um momento histórico único da arquitetura moderna no Rio de Janeiro e no Brasil, tendo sido premiado na IV Bienal de São Paulo em 1957.
Em diversos momentos futuros a sua inauguração, o Edifício paulatinamente incorporou outros moradores, tendo nos últimos anos sediado a FAU, a EBA, a Reitoria da UFRJ e o IPPUR, que aprenderam a conviver e lidar com as especificidades e limitações físicas de seu espaço.
O incêndio ocorrido no último pavimento da lâmina no dia 03 de outubro de 2016 foi o responsável por desabrigar seus usuários, fragmentando cursos e pró-reitoras. Quatro meses depois, lidando com as soluções emergenciais adotadas para dar continuidade às atividades, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ainda enfrenta dificuldades em desenvolver de forma adequada suas ações de pesquisa, ensino e extensão.
Diante disso, reunida em 01 de fevereiro de 2017, a Congregação da FAU reconhece o empenho da Direção da FAU/UFRJ e da Reitoria da UFRJ, bem como o esforço do corpo discente, docente e técnicos administrativos para a finalização do período 2016.2, medida considerada necessária para minimizar os prejuízos ao corpo discente da FAU.
Contudo, tendo em vista a análise do cenário atual – a precariedade dos espaços adaptados em estruturas provisórias no edifício JMM, a falta de logística, de apoio técnico, de instalações hidrossanitárias e elétricas, além da ausência de condições mínimas de segurança, a Congregação decide por unanimidade ADIAR O INÍCIO DO PERÍODO 2017.1.
Esta medida visa preservar a qualidade acadêmica das disciplinas, além de garantir a segurança e saúde de estudantes, técnicos administrativos e professores.
A Congregação da FAU condiciona o início das aulas do período 2017.1 aos seguintes itens:
Como medidas imediatas:
Direção da FAU/UFRJ