O Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou nota pública sobre a nomeação da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
NOTA PÚBLICA
Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, incluindo o Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem a público manifestar preocupação com a nomeação, nesta data, da nova Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, autarquia criada em 1937, que, até o ano em curso, foi dirigida por pessoas reconhecidas em razão de suas competências intelectuais e técnicas voltadas ao tratamento e gestão dos valores materiais e imateriais das diferentes expressões da cultura brasileira. Há mais de oito décadas, a presidência do Iphan é exercida por qualificados escritores, arquitetos, antropólogos e historiadores, os quais imprimiram a mais alta confiança e respeito às decisões institucionais, tendo em vista que a implantação e o monitoramento das políticas de preservação, junto com a defesa inconteste de mais de milhares de bens tombados na esfera federal, constituem a atuação central do Iphan. O Proarq/FAUUFRJ também expressa a preocupação por nomeações recentes de superintendentes regionais e coordenadores, cargos estratégicos para a abordagem da condição pública dos bens culturais que devem ser preservados para gerações futuras por pessoal competente e qualificado.
Nesse sentido, o corpo docente do Proarq/FAUUFRJ se manifesta pelo reconhecimento da história, da cultura e do patrimônio para o desenvolvimento social do nosso país e pelo respeito aos critérios de qualificação acadêmica e técnica para o exercício de cargos públicos como bases para a gestão do Iphan.
Coordenação geral do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio – PROARQ
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2020
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –