Homenagem à Helia Nacif Xavier

Por Rachel Coutinho M. da Silva

Falar de Helia Nacif é uma tarefa difícil. Uma mulher de presença marcante, personalidade forte, de muita coragem. Tinha uma grande capacidade de trabalho e de liderança. Dotada de rapidez de raciocínio e fina ironia, era também muito divertida e festeira. Conheci Helia ainda no Instituto Brasileiro de Administração Municipal/IBAM, e depois tive a oportunidade de trabalhar com ela, a seu convite, na Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, à época em que Luiz Paulo Conde foi prefeito. Foi um grande aprendizado para mim conviver com Helia e, além do lado profissional, pude conhecer o lado família desta mulher que tinha um amor imenso ao marido, Orcírio e aos filhos, Fernando e Luiza, e à neta. Pude também presenciar a imensa dedicação de Orcírio à Helia.

Arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Urbanismo no Programa de Pós-Graduação da FAUUFRJ (PROURB), Helia foi Secretária de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro durante a gestão de Luiz Paulo Conde. Trabalhou na FUNDREM e atuou no Núcleo de Meio Ambiente do CPU/IBAM. Foi também professora de Urbanismo nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e da Universidade Santa Úrsula e também professora substituta na FAUUFRJ.

Helia atuou como consultora em diversas agências nacionais e internacionais nas áreas de urbanismo, gestão urbana e meio ambiente. Infelizmente, o câncer, contra o qual lutou por mais de uma década, nos privou do seu convívio social. Mesmo assim, já em cadeira de rodas, participava de várias bancas de TFG da FAUUFRJ, com subsídios importantes. A contribuição de Helia para o urbanismo carioca, seu engajamento e suas reflexões sobre as questões urbanas são muitas e deixarão um legado importante. Algumas destas reflexões estão publicadas em entrevistas e artigos.

Helia partiu, mas sua presença marcante, seu riso franco, e seu carisma permanecerão nas lembranças dos que puderam conviver com ela. Deixará saudades. Neste momento, elevamos nossos pensamentos e sentimentos para os familiares de Helia. Uma guerreira.