Sobre apresentações de trabalho

Sobre apresentações de trabalho

Informes e tutoriais sobre apresentações dos trabalhos dos estudantes na JICTAC 2020.

———————————————–
Remetente: Coordenação JICTAC/FAU (jictac@fau.ufrj.br)

Data: 19/03/2021

Assunto: Orientações aos coordenadores e avaliadores de sessão

Orientações gerais relativas às apresentações de trabalho
  • É vedada a apresentação de trabalho por qualquer pessoa que não conste como autor(a) de resumo inscrito e aprovado. O(a) orientador(a) e o(a) coordenador(a) não poderão apresentar trabalho e responder às indagações dirigidas ao(à) orientando(a). A interferência do(a) orientador(a) ou do(a) coordenador(a) só serão permitidas após a apresentação e as respostas do(a) orientando(a), conforme item 6.5 do edital.
  • Em trabalhos com mais de um(a) autor(a) em que haja um(a) aluno(a) bolsista, este último deverá ser obrigatoriamente o(a) apresentador(a) do trabalho.
  • Os(as) autores dos trabalhos deverão se apresentar ao(à) coordenador(a) no início de cada sessão.
  • Após o evento, por meio da plataforma Even3, o certificado de apresentação de trabalho será conferido a todos os(as) integrantes que constarem como autores(as) do trabalho.
Tipos de apresentação de trabalho facultadas aos estudantes

Estão previstas duas modalidades de apresentação:

  • Oral curta: com duração de 5 a 10 minutos, com realização de arguição síncrona após a apresentação;
  • Oral padrão: com duração de 10 a 15 minutos, com realização de arguição síncrona após a apresentação.
Sobre apresentações previamente gravadas
  • O uso de apresentações previamente gravadas é opcional.
  • Caso o estudante opte pela apresentação previamente gravada, ele deverá disponibilizar o link de youtube da gravação no chat da sala virtual no momento de sua apresentação. Os coordenadores e avaliadores, bem como os ouvintes, deverão clicar no link e assistir de maneira individual à apresentação e, ao final desta, terá início a arguição síncrona. Caso o(a) aluno(a) opte pela apresentação síncrona, deverá compartilhar sua tela, iniciar sua apresentação e ao término desta, será arguido(a).
  • As orientações para gravação fornecidas pela PR2 foram encaminhadas por e-mail e também estão disponíveis em: http://www.fau.ufrj.br/2021/02/24/jictac-2020-sobre-apresentacoes/

———————————————–

Remetente: Coordenação Geral da 42ª JICTAC – Edição Especial (mensagens@organizadores.even3.com.br)

Datas: 03/02/2021

Assunto: JICTAC 2020 Apresentação de trabalhos – Instruções e esclarecimentos

Modelo de slides:

http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/modeloSlidesApresentacaoJICTAC2020.pptx

O modelo de slides é apenas uma sugestão da Coordenação Geral do Evento, não sendo de uso obrigatório. O tipo, a cor e o tamanho da letra usada na preparação do slide é de livre escolha.

Gravação das apresentações

O programa que será usado para a gravação da apresentação é de livre escolha do apresentador e do seu orientador. Quem optar pelo uso de apresentação gravada na JICTAC 2020, deverá obrigatoriamente subir (upload) o arquivo da gravação da sua apresentação para o seu canal do Youtube com antecedência.

Tutorial para a gravação

http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Tutorial_JICTAC_2020_-_sobre_grava%C3%A7%C3%B5es_de_apresenta%C3%A7%C3%B5es_e_sobre_v%C3%ADdeos_que_ser%C3%A3o_utilizados_em_apresenta%C3%A7%C3%B5es.pdf

Não é obrigatório, mas é recomendado que o apresentador apareça durante a gravação de sua apresentação. Tanto o apresentador, quanto o orientador principal do trabalho precisarão obrigatoriamente estar presentes do início ao fim da sessão em que o trabalho está programado, quando o apresentador optar por gravar antecipadamente. Nesse caso, deverá informar o link da sua gravação no chat da sessão (em momento oportuno) e responder as eventuais arguições sobre o seu trabalho.

Upload das gravações

Aqueles que decidirem pela apresentação gravada ou por utilizar vídeos em suas apresentações não precisam enviar previamente esse material para nenhuma das instâncias da organização do evento.

Os apresentadores que optarem por utilizar gravações e vídeos precisarão subi-los para o Youtube antes de suas apresentações (no modo ‘Não listado’).

Se os vídeos que pretendem usar, no dia de suas apresentações, já estiverem na internet e com links ativos, não precisam subi-los para o Youtube.

Tutorial que explica ‘Como criar uma conta no Youtube’, ‘Como criar um canal no Youtube para poder enviar um vídeo’, ‘Como enviar um vídeo para o Youtube’, ‘ Como remover o vídeo do Youtube após o evento (se desejar)’ e ‘Como excluir o seu canal/conta do Youtube após o evento (se desejar):

http://app.pr2.ufrj.br/ public/uploads/repositories/Tutorial_JICTAC_2020_-_sobre_ grava%C3%A7%C3%B5es_de_apresenta%C3%A7%C3%B5es_e_ sobre_v%C3%ADdeos_que_ser%C3%A3o_utilizados_em_apresenta% C3%A7%C3%B5es.pdf