Nota oficial do Núcleo de Pesquisa e Documentação

Nota oficial do Núcleo de Pesquisa e Documentação

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Em 20 de abril de 2021 um incêndio sem vítimas ocorrido na Procuradoria Federal da UFRJ no segundo piso do Edifício JMM atingiu as instalações contíguas do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU. Somente a sala de consulta e a do restauro foram atingidas pela água das mangueiras do Corpo de Bombeiros. A reserva técnica não foi afetada e os mais de 300 mil documentos do NPD encontram-se preservados, incluindo-se as áreas de quarentena.

Apenas algumas pranchas do acervo que estavam na sala de consulta foram atingidas, e a princípio poderão ser recuperadas. No entanto, foram perdidos em torno de 7000 periódicos da segunda metade do século XX, pertencentes à Biblioteca da FAU que se encontravam nas dependências do NPD. Ainda não podemos ter um levantamento do pouco material atingido, pois as salas estão interditadas por segurança pela perícia. Após uma prévia inspeção, a UFRJ declarou em nota oficial que a estrutura da edificação não está comprometida, de maneira que as áreas destruídas poderão ser recuperadas.

A reitoria destinará uma verba emergencial para a recuperação das instalações atingidas, incluídas as do NPD. No entanto, será necessário que recursos adicionais sejam captados para adequação às normas de prevenção e segurança. Agradecemos todos os apoios recebidos, institucionais e individuais, para essa tarefa coletiva que é a preservação do nosso patrimônio cultural.