Abertas as inscrições para workshop sobre participação digital na Cidade Universitária

Workshop: Participação digital e o futuro da Cidade Universitária [Inscrições abertas]

Por que esse workshop é importante?
Em 2020, no ano que a UFRJ completava seu centenário, a pandemia da COVID-19 nos surpreendeu. De lá para cá, dois fenômenos ficaram evidentes: (i) o surgimento de várias iniciativas para se repensar o futuro das cidades, dos espaços públicos e da arquitetura; e (ii) o aumento da demanda na utilização de ferramentas digitais que apoiem o trabalho, estudo e encontros remotos.
Nesse contexto, este workshop tem dois objetivos principais:
-Conduzir uma chamada aberta para se discutir o Futuro da Cidade Universitária e seus espaços;
-Produzir pesquisa sobre o suporte digital nas discussões sobre sobre a cidade e investigar o respectivo engajamento da comunidade universitária.

O que eu ganho participando?
Enquanto investigamos sobre o suporte digital nas discussões sobre sobre a cidade e conduzimos a chamada aberta para se discutir o Futuro da Cidade Universitária, você terá a oportunidade de aprender e discutir sobre os seguintes conteúdos:
●Inteligência coletiva e crowdsourcing
●Smart cities e participação cidadã
●A importância do social storytellingna teoria de planejamento urbano
●Desafios na participação digital
Ao final, você receberá um certificado de participação de 18 horas.

Quando começa e quanto tempo vou ter de me dedicar semanalmente?
O workshop acontecerá sempre às sextas-feiras das 14h às 17h nos dias 21/05, 28/05, 04/06 e 11/06 e contará com algumas tarefas que poderão ser feitas de forma assíncrona ao longo da semana (aproximadamente 2 horas/semana). Os encontros serão feitos por vídeo chamada exclusivamente.

Quem conduzirá o workshop?
O workshop será conduzido pelo Ramon Chaves, arquiteto, autor da pesquisa e mestrando do PPGI/URFJ. Atualmente, o Ramon atua como pesquisador/analista de negócios na Lemobs, GovTech que desenvolve soluções em tecnologia para cidades inteligentes. Esse Workshop faz parte da disciplina de Inteligência Coletiva do PPGI, conduzida pelos professores Claudia Motta e Daniel Schneider.

Posso participar? Como faço para me inscrever?
Se você é estudante da UFRJ e tem interesse em participar, envie um e-mail para ramon.mchaves@gmail.com com o título “Inscrição workshop IC”. No corpo do email, informe seu nome, curso e telefone de contato.