Justificativa de ausência

Os formulários para justificativa de ausência deverão seguir os seguintes procedimentos para:

Lembramos que a justificativa de ausência é balizada pelo edital da 11ªSIAc que reproduzimos abaixo:

• Sobre a participação de estudantes bolsistas:
    3.4.1 É obrigatória a apresentação de trabalho para bolsistas nas seguintes condições:
    a) Bolsista de iniciação científica ou de iniciação tecnológica e de inovação (PIBIC/PIBITI) do Edital CEG/CEPG n. 196/2020, com bolsa a partir de setembro de 2020;
    b) Bolsista de extensão da UFRJ (PROFAEx) dos Editais nº 1.066, de 27 de dezembro de 2018 e nº 3, de 6 de janeiro de 2021 ou de qualquer agência de fomento no período de 2019, 2020 e/ou 2021;
    c) Bolsista de Programas de Ensino Tutorial (PET) no período de 2019, 2020 e/ou 2021;
    d) Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2019, 2020 e/ou 2021;
    e) Bolsista de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) no período de 2020 ou 2021;
    f) Bolsista de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-Af) no período de 2020 ou 2021;
    g) Bolsista de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC) no período de 2020 ou 2021;
    h) Bolsista do Programa de Apoio às Artes (PROART) no período de 2021;
    i) Bolsistas do Programa Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) no período de 2021 a 2022.
    3.4.2 É facultativa a apresentação dos bolsistas de extensão de ações que foram suspensas em função da pandemia.
    3.4.3 É recomendável a apresentação de trabalho para estudantes bolsistas do Programa de Apoio às Artes (PROART) no período de 2019 e 2020.
    3.4.4 Os estudantes de graduação bolsistas que, na ocasião da realização da SIAc, estiverem em mobilidade acadêmica ou em qualquer outro programa de intercâmbio, não estarão dispensados de apresentar trabalho, uma vez que o evento será virtual. Caso haja algum impedimento decorrente da situação acadêmica, o orientador deverá apresentar justificativa conforme orientações e modelo a serem disponibilizados no Portal SIAc (www.siac.ufrj.br) e de acordo com os critérios definidos pelos comitês de bolsas da UFRJ.
    3.4.5 Na impossibilidade de apresentação de trabalho pelos estudantes de graduação bolsistas, o orientador deverá apresentar justificativa conforme orientações e modelo a serem disponibilizados no Portal SIAc (www.siac.ufrj.br) e de acordo com os critérios definidos pelos comitês de bolsas da UFRJ” (SIAC-UFRJ, 2021, p.3-4).
  • “Sobre a participação dos orientadores de bolsistas da UFRJ na Semana de Integração Acadêmica:
    3.5.1 É obrigatório estar presente na apresentação de trabalho de seus orientandos. Na organização das sessões, procurar-se-á que não ocorram sobreposições.
    3.5.2 Estará dispensado de atuar como avaliador ou coordenador de sessão o docente/técnico administrativo que, no mesmo dia e horário, estiver assistindo à apresentação de seu orientado.
    PARÁGRAFO ÚNICO – Na impossibilidade de participação nas atividades supracitadas, o orientador deve apresentar justificativa conforme orientações e modelo a serem disponibilizados no Portal SIAc (www.siac.ufrj.br) e de acordo com os critérios definidos pelos comitês de bolsas da UFRJ”. (SIAC-UFRJ, 2021, p.4)
Fonte das informações: siac@sistemas.tic.ufrj.br. [11 SIAc UFRJ] Orientações de acesso e apresentações de trabalho, 10/02/2022. E edital da 11ª SIAc UFRJ.