O curta-metragem “TRANSFORMAR a PAISAGEM / TRANSFORMING the LANDSCAPE”, após receber uma Menção Honrosa no World Cine Fest 2022, foi premiado como melhor curta-metragem no Australia Film Festival 2022. O vídeo é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAUUFRJ) em parceria com o Grupo de Educação Multimídia / Faculdade de Letras da UFRJ.
Com participação da professora, arquiteta e urbanista, Raquel Tardin, o vídeo retrata um momento crucial da vida de Paraty (cidade da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade) que vem sofrendo pressões, seja pela exploração excessiva do turismo, ou pelo crescimento urbano desordenado, entre outros fatores que impactam negativamente sua paisagem. O risco de degradação da paisagem significa a possível perda de recursos, de qualidade de vida, e da essência da paisagem.
Dando voz a diversos personagens envolvidos na questão, o vídeo trata da urgência da escuta, da fala, da tomada de decisão, e da ação coletivas para a transformação futura da paisagem, através da articulação entre população local e instituições, sendo todos responsáveis.
Cada lugar tem a sua paisagem, espaço habitado que contém elementos naturais e culturais característicos, que são criados e vivenciados por seus habitantes. A paisagem é onde a natureza, a cidade, as pessoas e suas vivências se encontram. Como um fato coletivo, e sistêmico, o profundo entendimento da paisagem é crucial para guiar um futuro sustentável. E apenas podemos entender a paisagem, realmente, conversando com as pessoas que nela habitam e a vivenciam.
Diante de seu valor para o povo local, para o Brasil, e para o mundo, cabe perguntar:
Paisagem de quem? Para quem? O futuro é HOJE. E TRANSformar é preciso!
Clique aqui e assista o vídeo Transformar a Paisagem no canal da FAUFRJ no Youtube.