A Getty Foundation concede subsídio para ajudar a restaurar arquivos danificados por incêndio

LOS ANGELES – A Getty Foundation concedeu um subsídio de US$ 240.000 para ajudar a restaurar arquivos arquitetônicos de grande importância que foram danificados por um incêndio em abril de 2021. O subsídio foi concedido ao Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O subsídio financiará um projeto de 18 meses liderado por uma equipe de conservadores de documentos e fotografias, um arquivista e alunos do Departamento de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes e da FAU. A equipe do projeto levará os acervos para um ambiente seguro e com temperatura controlada para evitar danos futuros. A equipe também realizará inspeções das condições dos documentos afetados pelo incêndio, limpará os documentos e atualizará o banco de dados do arquivo com as descobertas da equipe. Quando os documentos estiverem estabilizados, a equipe poderá oferecer treinamento aos alunos e funcionários sobre os métodos adequados de conservação. A universidade já destinou um novo local no mesmo edifício para os cerca de 38.500 itens do acervo que serão conservados.

“A iniciativa Keeping It Modern da Getty Foundation, que financiou o planejamento de conservação de edifícios modernos no mundo inteiro, inclusive no Brasil, demonstrou a importância desses acervos arquivísticos únicos para os esforços de preservação”, disse Joan Weinstein, Diretora da Getty Foundation. “A história dos edifícios do período Pós-Guerra no Brasil é essencial para o desenvolvimento do modernismo como um todo, e a salvaguarda desses acervos é fundamental para a compreensão desse legado.”

Noticia completa e equipe envolvida:
bit.ly/getty_fau