Acervo
A necessidade de disponibilização deste importante acervo se fez sentir logo após a implantação do TFG, iniciada em 1998. O grande número de trabalhos esgotou diversas mapotecas e exigiu uma nova plataforma de armazenamento e disponibilização, utilizando novas tecnologias disponíveis naquele momento. Em 2004 foi criada a primeira Mediateca do TFG, plataforma digital que apresentava a listagem completa dos trabalhos e tinha como objetivo facilitar a consulta do conteúdo completo, então armazenado em CDs e DVDs. Por dificuldades técnicas, a base de dados não pôde ser expandida, o projeto foi descontinuado e o material digital passou a ser armazenado em condições precárias, dificultando o acesso aos trabalhos. Em 2013, retomamos o projeto, buscando novas soluções e parcerias, de modo a ampliar ainda mais o acesso do sistema anterior.
Os TFGs são individuais, de tema livre, desenvolvidos ao longo de dois períodos letivos e são submetidos a duas bancas compostas por, no mínimo, 3 arquitetos e urbanistas, dos quais um externo à FAU. Destacam-se diversos trabalhos premiados regional, nacional ou internacionalmente, que atestam o valor do conjunto e a qualidade da formação oferecida na instituição.
O acervo da Biblioteca Lúcio Costa faz parte da Base de Dados Minerva da Universidade. É composto aproximadamente de 16.558 volumes, entre monografias, obras raras, teses e dissertações, obras de referência, obras autografadas, coleções especiais (C. Haroldo C. Sousa e C. FAPERJ), obras básicas para o ensino, além de vídeos, slides e CD-Rom. Desde 2005, as teses e dissertações estão disponíveis na Base Minerva com acesso remoto. Também é importante destacar o acesso aos textos completos do Portal de Periódicos da CAPES. Está em fase de projeto a implementação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, com o IBICT. O acervo inclui:
– 10.410 monografias (livros, obras de referências, folhetos);
– 1.599 títulos de tesesdefendidasna UFRJ, destacadamentenosdoisprogramas de pós-graduação da FAU (PROARQ e PROURB);
– 1.132 títulos de vídeos e slides;
– 1.107 CD-Rom;
– 1.742 títulosbibliográficos;
– 271 títulos de periódicos com 17.188 fascículos;
– Coleção FAPERJ (Edital 19/2009 e 15/2013) .
Além desses acervos, os docentes e discentes utilizam como apoio às suas atividades a biblioteca do IPPUR, que conta com mais de 23 mil títulos dentre livros, folhetos, periódicos, teses e dissertações, vídeos, CD-Roms e séries especiais.
Bibliotecária Responsável: Dilza
O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado pelo então diretor e professor Ulisses Burlamaqui, em 14 de abril de 1982. Foi vinculado ao então Departamento de Planejamento de Arquitetura (atual Departamento de Projeto de Arquitetura) e teve como primeiro coordenador o Professor Jorge Czajkowski. Sua criação foi um esforço pioneiro no Brasil no que se refere à coleta, sistematização e análise de documentos da arquitetura. O Núcleo de Pesquisa e Documentação é um setor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo destinado ao desenvolvimento acadêmico e de pesquisa, responsável pela preservação de importantes coleções e de fundos arquivísticos da arquitetura brasileira.
Arquivos:
1. Arquivo Adolfo Morales de Los Rios;
2. Arquivo Affonso Eduardo Reidy;
3. Arquivo Aldary Henriques Toledo;
4. Arquivo Ângelo Bruhns;
5. Arquivo Arquimedes Memoria
6. Arquivo Carlos Leão;
7. Arquivo Edison Musa
8. Arquivo Emilio Baumgart;
9. Arquivo Francisco Bologna;
10. Arquivo Gastão Bahiana;
11. Arquivo Heitor de Mello
12. Arquivo Irmãos Roberto;
13. Arquivo Jorge Machado Moreira;
14. Arquivo José Roberto Cerqueira “Deco”;
15. Arquivo Luis Nunes;
16. Arquivo Luiz Paulo Conde;
17. Arquivo Marcos Konder
18. Arquivo Paulo Candiota;
19. Arquivo Paulo Santos;
20. Arquivo Rolf Werner Ruther;
21. Arquivo Sérgio Bernardes;
22. Arquivo Severiano Mário Porto;
23. Arquivo Stélio Alves de Souza;
24. Arquivo Ulysses Petrônio Burlamaqui;
Coleções:
1. Coleção Alunos da Escola Nacional de Belas Artes;
2. Coleção Desenhos de Prédios dos Campi da UFRJ;
3. Coleção Faculdade Nacional de Arquitetura;
4. Coleção Plástica;
5. Coleção Roberto Burle-Marx.
6. Coleção Teatro Lírico;
Atividades:
• Atendimento a projetistas da UFRJ, pesquisadores, alunos, jornalistas etc.;
• Realização de visitas técnicas;
• Institucionalização de acervos arquivísticos da arquitetura brasileira;
• Preservação de acervos: administração, organização, higienização, conservação, restauração, digitalização, acesso;
• Orientação e capacitação de bolsistas em projetos de pesquisa desenvolvidos no NPD das unidades integrantes do Centro de Letras e Artes da UFRJ.
Regras para consulta no acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação:
• O agendamento de consulta ou visita técnica no acervo do NPD deverá ser feito pelo e-mail npd@fau.ufrj.br;
• A solicitação da pesquisa deverá ser objetiva, detalhando com clareza o tema e o seu respectivo conteúdo de interesse;
• Não é permitida a retirada de documentos para fora das dependências do NPD;
• O pesquisador, quando vier ao NPD realizar a consulta, deverá trazer consigo pen drive, hd externo ou mídia compatível, capaz de armazenar arquivo de imagens, provenientes de sua pesquisa;
• No espaço de consulta do acervo do NPD, não é permitido trazer e manipular comida, bebida, bolsas, mochilas e canetas. É proibido fazer qualquer tipo de anotações nos documentos. As anotações em material próprio do pesquisador deverão ser feitas a lápis;
• Ao manusear os documentos do acervo não é permitido dobrá-los, molhá-los com os dedos ou de qualquer outra forma, utilizar clips, grampos e fazer o documento de apoio com as mãos ou braços;
• A documentação não digitalizada poderá ser fotografada sem o uso de flash;
• No caso de interesse do pesquisador em utilizar as imagens de documentos do NPD, o mesmo será orientado a preencher o termo de responsabilidade pelo uso de imagens;
• O NPD não está obrigado a fornecer luvas, máscaras e jalecos para a pesquisa;
• O horário de funcionamento para consulta no NPD: 9h:30 às 16h:00. Qualquer dúvida entrar em contato pelos nossos telefones.
Equipe atual
• Andres Passaro – Coordenador executivo;
• Cássia Ferreira – Apoio administrativo;
• Claudio Muniz Viana – Preservação de acervos;
• João Claudio P. da Silva – Preservação de acervos;
• Maurício Almeida Mattos – Preservação de acervos;
• Romildo de Sousa Mariano – Apoio às atividades de preservação de acervos
Conselho escolhido em reunião ordinária número 395 do DPA em de 10 de dezembro de 2018.
• Gustavo Rocha Peixoto, presidente;
• Andres Passaro, coordenador executivo;
• Claudia Nóbrega;
• Cláudio Muniz Viana;
• Cristina Cabral;
• Guilherme Lassance;
• James Miyamoto;
• João Claudio Parucher da Silva;
• Marina Correia;
• Mauro Neves Nogueira;
• Wanda Vilhena.
Histórico
O Professor Jorge Czajkowski, vinculado à época ao Departamento de Planejamento de Arquitetura (atual Departamento de Projeto de Arquitetura), foi nomeado coordenador no Núcleo de Pesquisa e Documentação em 1982, função que exerceu até 1993. Em sua gestão, iniciou o processo de constituição do arquivo documental, demonstrando desde então a sua preocupação em salvaguardar registros e arquivos que se relacionassem com a produção arquitetônica do Brasil. Com este trabalho, conseguiu estimular doações e preservar os arquivos de vários nomes da Arquitetura Moderna do Brasil, em especial os do Rio de Janeiro que tiveram forte vínculo com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também organizou pesquisas e exposições relacionadas ao acervo, desde o Núcleo de Pesquisa e Documentação editou o periódico “Arquitetura Revista” de 1983 até 1990 em 8 volumes que reúnem uma variedade de artigos sobre a história e projetos, da arquitetura brasileira. Os Professores Antônio Paulo Cordeiro e Paulo Jardim de Moraes assumiram a Coordenação até 1997. A Professora Elizabete Rodrigues de Campos Martins em 1997 assume a coordenação função que exerceu até 2017. Estas coordenações, principalmente a última visaram dar continuidade e celeridade às atividades técnico-científicas do Núcleo de Pesquisa e Documentação: organização dos arquivos institucionalizados mediante critérios baseados em conceitos da arquivística; promoção do estudo e treinamento da conservação-restauração dos papéis translúcidos utilizados nos desenhos de arquitetura; desenvolvimento de projetos de pesquisa referente a assuntos pertinentes às atividades do Núcleo de Pesquisa e Documentação entre outras ações. O Professor Mauro Luiz Neves Nogueira em 2017 assume a coordenação do Núcleo de Pesquisa e Documentação. O Departamento de Projeto de Arquitetura, sob a Chefia do professor Andrés Martin Passaro em 2018 cria o Conselho do Núcleo de Pesquisa e Documentação formado por 11 membros com o intuito de institucionalizar o núcleo e passar a guarda num futuro próximo do Departamento de Projeto de Arquitetura para a própria Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.