Acervo

Acervo


Midiateca

O Portal MIDIATECA DA FAU/UFRJ constitui uma importante ferramenta didática para a difusão, análise e reflexão teórica da produção acadêmica da graduação. Congrega, inicialmente, os Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) e, mais adiante, disponibilizará também os projetos realizados nas disciplinas de Atelier Integrado I e II, completando os trabalhos de conclusão dos três ciclos do curso – Fundamentação, Aprofundamento e Síntese.
A necessidade de disponibilização deste importante acervo se fez sentir logo após a implantação do TFG, iniciada em 1998. O grande número de trabalhos esgotou diversas mapotecas e exigiu uma nova plataforma de armazenamento e disponibilização, utilizando novas tecnologias disponíveis naquele momento. Em 2004 foi criada a primeira Mediateca do TFG, plataforma digital que apresentava a listagem completa dos trabalhos e tinha como objetivo facilitar a consulta do conteúdo completo, então armazenado em CDs e DVDs. Por dificuldades técnicas, a base de dados não pôde ser expandida, o projeto foi descontinuado e o material digital passou a ser armazenado em condições precárias, dificultando o acesso aos trabalhos. Em 2013, retomamos o projeto, buscando novas soluções e parcerias, de modo a ampliar ainda mais o acesso do sistema anterior.
Os TFGs são individuais, de tema livre, desenvolvidos ao longo de dois períodos letivos e são submetidos a duas bancas compostas por, no mínimo, 3 arquitetos e urbanistas, dos quais um externo à FAU. Destacam-se diversos trabalhos premiados regional, nacional ou internacionalmente, que atestam o valor do conjunto e a qualidade da formação oferecida na instituição.

Biblioteca

Os alunos da FAU tem à sua disposição a Biblioteca Lucio Costa que é integrada ao SIBI-Sistema de Bibliotecas, conveniada às bibliotecas do IPPUR e da Escola de Belas Artes, que funciona no 2º andar do Bloca A, atualmente (2016/2017) desativada em função das obras que estão sendo feitas na laje da cobertura com verba da FINEP.
O acervo da Biblioteca Lúcio Costa faz parte da Base de Dados Minerva da Universidade. É composto aproximadamente de 16.558 volumes, entre monografias, obras raras, teses e dissertações, obras de referência, obras autografadas, coleções especiais (C. Haroldo C. Sousa e C. FAPERJ), obras básicas para o ensino, além de vídeos, slides e CD-Rom. Desde 2005, as teses e dissertações estão disponíveis na Base Minerva com acesso remoto. Também é importante destacar o acesso aos textos completos do Portal de Periódicos da CAPES. Está em fase de projeto a implementação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, com o IBICT. O acervo inclui:
- 10.410 monografias (livros, obras de referências, folhetos);
- 1.599 títulos de tesesdefendidasna UFRJ, destacadamentenosdoisprogramas de pós-graduação da FAU (PROARQ e PROURB);
- 1.132 títulos de vídeos e slides;
- 1.107 CD-Rom;
- 1.742 títulosbibliográficos;
- 271 títulos de periódicos com 17.188 fascículos;
- Coleção FAPERJ (Edital 19/2009 e 15/2013) .
Além desses acervos, os docentes e discentes utilizam como apoio às suas atividades a biblioteca do IPPUR, que conta com mais de 23 mil títulos dentre livros, folhetos, periódicos, teses e dissertações, vídeos, CD-Roms e séries especiais.

Bibliotecária Responsável: Dilza