exemplo

Intercâmbio

A FAU/UFRJ investe em um intenso programa de intercâmbios internacionais. Os alunos com bom desempenho acadêmico são incentivados a desenvolver um ano de seus estudos em escolas de diferentes países, com as quais mantemos acordos. Também acolhemos alunos estrangeiros destas instituições, que se inserem no nosso curso por igual período. Em ambos os casos, consideramos esta forma de exposição a diferentes culturas e maneiras de ver a Arquitetura extremamente estimulante e benéfica para a formação dos alunos.

Acordos

Universität der Künste Berlin (UdK)
Universidad de Buenos Aires - Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo
Université de Montréal - École d"Architecture
Universidad de Chile - Facultad de Arquitectura y Urbanismo
Royal Danish Academy of Fine Arts - School of Architecture
Universidad Politècnica de Catalunya - Escola Tècnica Superior d´Arquitectura de Barcelona
École Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-Belleville
École Nationale Supérieure d"Architecture de Toulouse
École Nationale Supérieure d"Architecture de Versailles
École Nationale Supérieure d"Architecture de Bretagne
École Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-La VilleteÉcole
Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-Val-de-Seine
Politecnico di Milano - Facolta" di Architettura Civile (Milano Bovisa)
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura
Universidad Nacional Autónoma de México - Facultad de Arquitectura
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura
Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura
Universidade do Minho - Departamento Autónomo de Arquitectura

Visiting / Incoming Students

1Visiting / Incoming Students
Exchange students should be selected by their origin institution, according to the agreement of number of students and length of stay. We are able to host students for the 3rd and 4th years. Students can start their exchange program at FAU/UFRJ in both semesters, which start in August and March.
The acceptance letter will be sent to the students after the selection announcement from the origin institution. International students who are not Portuguese fluent are required to attend at least 4 months of languages courses before arriving. In addition to that, during their exchange program, they should take Portuguese classes, provided by the university.
2Chegando / Arriving in Rio
Arquivos :

Lista de disciplinas - cursos oferecidos em 2016.2 / List of courses for 2016.2
Disciplinas FAU-UFRJ - Ementa dos cursos / Course descritptions

Candidatura

Candidatos da FAU/UFRJ

Documentos Exigidos

Para participar de intercâmbios internacionais, o aluno deverá possuir matrícula ativa na FAU - UFRJ e ter sido aprovado (ou estar cursando no momento da inscrição) a disciplina de Projeto de Arquitetura III. Os candidatos deverão possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado maior ou igual a 7.0, não poderão ter integralizado mais de 80% do curso e não poderão ter mais de quatro reprovações.
Os alunos serão selecionados por uma comissão, estabelecida pela Coordenação de Intercâmbio, a partir de uma entrevista com o candidato, portfólio e demais documentos exigidos para a inscrição.
- Portfolio digital (máximo de 20mb)
- Nome
- DRE
- Telefone para contato
- Lista de instituições para a qual deseja se candidatar

Os dados acima deverão ser enviados para o email: intercambio@fau.ufrj.br
form

PROARQ

O PROARQ é o primeiro Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fazendo parte dos programas credenciados pela CAPES/MEC. Fundado em 1987, estabelecia naquele momento o esforço de docentes da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia, e da Ecole Nationale Supérieure D’Architecture de Toulouse (até hoje celebrando parcerias com o PROARQ).

Compondo o quadro dos 4 (quatro) Programas de Pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro, o PROARQ dedica-se ao estudo da arquitetura através de questões complexas que envolvem Projeto, Tecnologia, Preservação, Paisagem, Cultura, História e Teoria, valorizando o enfoque humanista e transdisciplinar aliados à preocupação com as tecnologias construtivas, processos de produção, racionalização e conforto ambiental, ensino e interlocuções com outras temáticas das Ciências Sociais Aplicadas. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas no âmbito dos grupos e laboratórios de pesquisa, estruturados de forma a garantir flexibilidade face às transformações no campo da arquitetura e aos interesses e demandas dos corpos docente, discente e da sociedade. Assim, o ponto forte do Programa é pautar-se nas inter-relações entre Teoria e Prática, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e formação e na diversidade de suas linhas e projetos de pesquisa (incluindo-se aí as ações com a graduação, em Iniciação Científica e as muitas produções intelectuais do Programa).

Em 2015 o PROARQ consagrou o consistente trabalho que tem realizado ao receber o GRANDE PREMIO CAPES DE TESES ANTONIO HOUAISS (“Grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – Ensino”) tornando-se o primeiro Programa de Pós-Graduação em Arquitetura do país a receber esta premiação.

Atualmente os cursos oferecidos pelo PROARQ são os de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Ciências da Arquitetura, Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio e Doutorado Interinstitucional da CAPES (DINTER), iniciado em 2016 e celebrado com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), envolvendo docentes em ações de visitas/aulas nas dependências da Universidade parceira, em Erechim, e a realização de estágios dos discentes da UFFS na sede do PROARQ, incrementando assim a vivência com os demais doutorandos do Programa e o vínculo social – através de uma rede de aprendizagem e parceria mútua.

Formado por corpo docente variado, altamente qualificado e especializado – dentre os quais, professores titulares da FAU/UFRJ – além de diversos pesquisadores e colaboradores das áreas de arquitetura e urbanismo e afins, o PROARQ tem sua trajetória marcada por inúmeros acordos de cooperação, convênios, intercâmbios e pela atuação intermitente de seu corpo docente em missões nacionais/internacionais, além de participação anual de pós-graduandos do Programa em atividades de estágio doutoral em universidades parceiras dentro e fora do Brasil.

30 anos após sua fundação, celebrados em 2017, o PROARQ reafirma o seu compromisso com a formação de excelência, pesquisa e produção intelectual na construção do conhecimento acadêmico e profissional em arquitetura e na busca por desafios gerados pela constante e rápida transformação do tempo e espaço contemporâneos.



PROARQ - Av. Pedro Calmon, 550/sl. 433 - Prédio da Reitoria, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21941-590
Tels: + 55 (21) 3938-1661 | + 55 (21) 3938-1662