Iniciação Científica

Iniciação Científica

A iniciação científica consiste em programas de incentivo para que o estudante de graduação tenha o seu primeiro contato com a pesquisa acadêmica, aprendendo a sistematizar um processo, utilizando um conjunto de metodologias de investigação e atuando diretamente na produção do conhecimento.

O pesquisador-discente pode tanto desenvolver uma pesquisa própria sob orientação, quanto trabalhar no desenvolvimento de pesquisas de um pesquisador-docente. Em geral, a pesquisa de iniciação científica tem duração de 01 a 02 anos e pode ou não ser remunerada. No caso da pesquisa remunerada, o pesquisador-discente torna-se um bolsista.

O pesquisador-discente, sobretudo se for bolsista, deve apresentar os resultados de seu estudo em eventos científicos (locais, nacionais ou internacionais) e na Semana de Integração Acadêmica (SIAC) ou na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) da UFRJ.

Caso o pesquisador discente tenha interesse em conhecer mais sobre iniciação científica, recomendam-se os vídeos da mesa redonda PÓS-GRADUAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA que ocorreu na JICTAC 2020 e TRABALHOS FINAIS DE GRADUAÇÃO E PESQUISA realizada no mesmo evento. Sugere-se também que seja consultado o caderno “Orientações gerais sobre fomentos à pesquisa” [link para o caderno].

 

Jornadas

A Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) é um importante painel das pesquisas desenvolvidas na UFRJ. Um momento em que a comunidade acadêmica pode se atualizar sobre suas próprias atividades científicas, bem como, sensibilizar as novas gerações para a importância da pesquisa. Também é uma ocasião no qual a comunidade externa pode conhecer os temas e as experiências nas quais os pesquisadores da UFRJ vêm se dedicando.

Conforme apresentado no Edital CEG/CEPG no 440, de 04 de novembro de 2020:

A XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020) tem como principal objetivo proporcionar a oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, promovendo, desse modo, a troca de experiências entre os alunos de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos envolvidos em atividades de pesquisa” (CEG/CEPEG, nº440, 2020, p.1).

Desde 2010, a JICTAC integra a Semana de Integração Acadêmica (SIAC).

Para acessar informes da Comissão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo nas Jornadas de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural acesse um dos links abaixo.