Mobilidade Internacional (Intercâmbio Internacional)

Mobilidade Internacional

A FAUUFRJ investe em um intenso programa de mobilidade internacional. Os alunos são incentivados a desenvolver um ano de seus estudos em escolas de diferentes países, com as quais mantemos acordos. Também acolhemos alunos estrangeiros destas instituições, que se inserem no nosso curso por igual período. Em ambos os casos, consideramos esta forma de exposição a diferentes culturas e maneiras de ver a Arquitetura extremamente estimulante e benéfica para a formação dos alunos.
Os critérios de seleção cumprem editais específicos conforme os calendários e demandas de cada programa (Rede Magalhães, Erasmus etc).

1Incoming Students
Exchange students should be selected by their origin institution, according to the agreement of number of students and length of stay. We are able to host students for the 3rd and 4th years. Students can start their exchange program at FAU/UFRJ in both semesters, which start in August and March.

The acceptance letter will be sent to the students after the selection announcement from the origin institution. International students who are not Portuguese fluent are required to attend at least 4 months of languages courses before arriving. In addition to that, during their exchange program, they should take Portuguese classes, provided by the university.

Files:
Application form
Academic Calendar
ECTS Conversion
Infosheet
Disciplinas

2Outgoing Students

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DA FAU-UFRJ:
Onde posso fazer Intercâmbio Internacional?
O estudante da FAU-UFRJ pode realizar intercâmbio no exterior, unicamente nas Instituições Parceiras da UFRJ, com as quais temos Acordos de Intercâmbio.
Para saber quais são as Instituições Parceiras da UFRJ, consultar: Relatorio_Acordos_20.12.2018.pdf
ou sobre as instituições com parceria específica com a FAU-UFRJ, consultar: Relatorio_Acordos_20.12.2018.pdf ou sobre as instituições com parceria específica com a FAU-UFRJ, consultar: http://www.fau.ufrj.br/acordos/

Por quanto tempo posso fazer o Intercâmbio?
Por um ou dois semestres;

Como concorro a uma vaga?
Para concorrer a uma vaga de intercâmbio, há que se aguardar a abertura de algum Edital de Intercâmbio, para só então se inscrever na seleção e concorrer às vagas disponíveis nos mesmos. Um Edital é uma chamada pública, onde são especificadas as vagas oferecidas e quais os períodos disponíveis para Intercâmbio, costumam ser abertos de 12 a 6 meses antes da ida do estudante a Intercâmbio, para que o candidato selecionado tenha tempo de se preparar para a viagem. As vagas são, em sua maioria, na Europa e América Latina, mas variam em número e em Instituições Parceiras, de edital para edital, por isso há que se aguardar abrir cada edital para ter estas informações detalhadas.

Como sei se estou apto a concorrer a uma vaga de Intercâmbio Internacional?
Cada edital tem seus critérios específicos, portanto há que se ler cada edital minuciosamente para ver se o estudante é elegível a concorrer a uma vaga. Geralmente, há que se estar com a matrícula ativa no curso de Arquitetura e Urbanismo, ter um determinado número de créditos mínimo e máximo, que costuma ser pedido no edital em percentuais, por exemplo entre 40% a 80% (os percentuais podem variar) dos créditos obrigatórios do curso concluído (no momento da seleção e não no momento de ida a Intercâmbio), O estudante costuma atingir estes percentuais entre seu 5º e 8º períodos do curso. É exigido um C.R. A. (Coeficiente de Rendimento Acumulado) maior ou igual a 7,0 (sete), não pode ter mais que 3 (três) reprovações e nunca ter feito algum Intercâmbio via UFRJ. Reforçamos que tudo isso pode variar em cada edital.

Como consulto meu C.R.A. e como calculo meu percentual de créditos já cumprido no Curso de Arquitetura e Urbanismo?
O próprio estudante emite o seu boletim ou histórico, pelo SIGA ou Portal do Aluno, neles consta o seu C.R. Acumulado.
Já para saber o percentual de créditos já cumprido, o estudante terá que fazer uma conta. Para isso, o próprio estudante emitirá o seu BOA, Boletim de Orientação Acadêmica, pelo SIGA ou pelo Portal do Aluno. Na penúltima página de seu BOA consultará uma tabela, exemplificada pela situação abaixo, que seria a tabela de um estudante hipotético:

Total e ser cumprido Cumpridos Falta cumprir
Crédito Crédito Crédito
Obrigatórias 192 127 65
Escolha Condicionada 8 0 8
Escolha Restrita – Grupo 2 4 0 4
Escolha Restrita – Grupo 1 4 0 4
Livre escolha 5 0 5

Na coluna “Total a ser cumprido” observamos que, ao somarmos os créditos das categorias de disciplinas 192+8+4+4+5 temos 213 créditos, número não exibido na tabela, mas que corresponde a 100% dos créditos que o estudante de Arquitetura e Urbanismo terá que cumprir para se formar. Na coluna “Cumpridos” vimos que o estudante cumpriu (foi já aprovado em disciplinas) 127 créditos.
Fazemos uma regra de três (213 está para 100%, assim como 127 está para X). Conta feita, chegamos ao número de 59,62. O estudante integralizou, até o momento, 59,62% de seu curso.

Como é feita a seleção?
Também varia de Edital para Edital. Geralmente há uma fase preliminar onde a Comissão de Seleção daquele Edital verifica a elegibilidade dos candidatos, e verifica quais dos inscritos cumprem as condições para concorrer ao edital. Os critérios de seleção podem variar, mas costumam trazer sempre a análise do C.R. Acumulado, em algumas seleções são feitas entrevistas com os candidatos, assim como a análise de um portfólio. No portfólio é pedido ao estudante que organize graficamente, em formato PDF, uma apresentação de seus trabalhos na FAU mais relevantes em Arquitetura e Urbanismo.

É preciso saber línguas estrangeiras?
Sim. Exceto para falantes de português para Intercâmbio em Portugal. Algumas escolas pedem inclusive certificados de proficiência em idioma, outras não. O próprio estudante deverá consultar, no site da Escola para qual irá se candidatar, os critérios de língua estrangeira requeridos por aquela escola especificamente. Uma dica: há escolas que oferecem algumas disciplinas em Inglês, mesmo que essa não seja a língua nativa do país onde se situa a escola.

Quais são os principais editais lançados regularmente?
A CRI (Coordenação de Relações Internacionais) da FAU-UFRJ, via sua Coordenação de Intercâmbio, lança semestralmente um edital voltado exclusivamente a seus estudantes:
– Edital Específico da FAU-UFRJ.
A SGRI (Superintendência Geral de Relações Internacionais), antiga DRI (Diretoria de Relações Internacionais), que é ligada diretamente à Reitoria, lança editais que atendem a toda a UFRJ, inclusive a estudantes da FAU. Seus principais editas anuais são:
Edital Geral de Intercâmbio da UFRJ;
Edital SMILE – Rede Magalhães;
Edital AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevideo).

Onde tomo conhecimento do lançamento de editais de Intercâmbio?
Para os editais lançados pela CRI da FAU-UFRJ, recomendamos a consulta regular do site da FAU, ou diretamente os links: http://www.fau.ufrj.br/mobilidade-internacional/
Já para o lançamento de editais da SGRI, ou DRI https://dri.ufrj.br/index.php/pt/ , consulte pelas chamadas de editais pelo link:
https://dri.ufrj.br/index.php/pt/intercambio/chamadas

Que despesas tenho no Intercâmbio? Há Bolsas de Estudo disponíveis?
Nos quatro principais editais acima listados, não há bolsas disponíveis. Caberia ao estudante pagar passagens e despesas de hospedagem. As mensalidades não costumam ser pagas, pois é uma das condições que a UFRJ estabelece (gratuidade nas mensalidades). Algumas escolas oferecem descontos em alojamento. Condições específicas devem ser buscados no site de cada escola, ou poderia ser eventualmente informada no lançamento de cada edital.
Há, no entanto, alguns editais que não têm o lançamento anual ou semestral regular que oferecem sim, bolsas de estudo. Como alguns editais ERASMUS+ ou patrocinados pelo Banco Santander.

Alguma recomendação específica para se fazer o Intercâmbio Internacional?
Interesse-se por línguas e culturas diferentes, pesquise sobre a Escola para onde quer ir fazer o Intercâmbio e veja quais são seus pontos fortes no ensino, mantenha seus trabalhos acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo organizados a ponto de poder prontamente apresentá-los em formato de portfólio.
Por fim, recomendamos fortemente que acesse quinzenalmente, ou semanalmente, as páginas da FAU e da DRI para que se mantenha informado sobre o lançamento de qualquer edital.

Onde posso tirar dúvidas/me comunicar sobre o Intercâmbio Internacional?
Os estudantes da FAU podem dúvidas gerais, ou relacionadas a questões específicas dos editais geridos pela CRI da FAU pelo e-mail intercambio@fau.ufrj.br , caso tenha alguma dúvida específica sobre os editais da SRGI (DRI) recomendamos o contato intercambio@reitoria.ufrj.br