Mobilidade Estudantil

Mobilidade Estudantil

Mobilidade Estudantil Nacional
 
O Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).  (Fonte: http://www.andifes.org.br/mob-academica/)
A Divisão de Integração Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (DIA) é o setor responsável pelo processo entre as instituições parceiras. Observe procedimentos, prazos e documentos exigidos em www.pr1.ufrj.br
 
Mobilidade Estudantil Internacional
 
A FAU/UFRJ investe em um intenso programa de mobilidade estudantil internacional. Os alunos com bom desempenho acadêmico são incentivados a desenvolver um ano de seus estudos em escolas de diferentes países, com as quais mantemos acordos. Também acolhemos alunos estrangeiros destas instituições, que se inserem no nosso curso por igual período.  
 
São critérios de participação no processo seletivo: possuir matrícula ativa na FAU - UFRJ, ter sido aprovado (ou estar cursando no momento da inscrição) a disciplina de Projeto de Arquitetura III, ter Coeficiente de Rendimento Acumulado maior ou igual a 7.0. não ter integralizado mais de 80% do curso e não  ter mais de quatro reprovações. 
 
Os alunos serão selecionados por banca estabelecida pela Coordenação Executiva de Graduação, a partir da análise do portfólio e demais documentos exigidos para a inscrição.

Incoming/Outgoing Students

1Incoming Students
Exchange students should be selected by their origin institution, according to the agreement of number of students and length of stay. We are able to host students for the 3rd and 4th years. Students can start their exchange program at FAU/UFRJ in both semesters, which start in August and March.
The acceptance letter will be sent to the students after the selection announcement from the origin institution. International students who are not Portuguese fluent are required to attend at least 4 months of languages courses before arriving. In addition to that, during their exchange program, they should take Portuguese classes, provided by the university.

Files:
Application form
Academic Calendar
ECTS Conversion
Infosheet
Disciplinas
2Outgoing Students
Para participar da mobilidade estudantil internacional, o aluno deverá possuir matrícula ativa na FAU - UFRJ e ter sido aprovado (ou estar cursando no momento da inscrição) a disciplina de Projeto de Arquitetura III. Os candidatos deverão possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado maior ou igual a 7.0, não poderão ter integralizado mais de 80% do curso e não poderão ter mais de quatro reprovações.
Os alunos serão selecionados por uma comissão, estabelecida pela Coordenação de Mobilidade Estudantil, a partir de uma entrevista com o candidato, portfólio e demais documentos exigidos para a inscrição.

Documento exigidos:
- Portfolio digital (máximo de 20mb)
- Nome
- DRE
- Telefone para contato
- Lista de instituições para a qual deseja se candidatar

Os dados acima deverão ser enviados para o email: intercambio@fau.ufrj.br

Acordos

Universität der Künste Berlin (UdK)
Universidad de Buenos Aires - Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo
Université de Montréal - École d"Architecture
Universidad de Chile - Facultad de Arquitectura y Urbanismo
Royal Danish Academy of Fine Arts - School of Architecture
Universidad Politècnica de Catalunya - Escola Tècnica Superior d´Arquitectura de Barcelona
École Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-Belleville
École Nationale Supérieure d"Architecture de Toulouse
École Nationale Supérieure d"Architecture de Versailles
École Nationale Supérieure d"Architecture de Bretagne
École Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-La VilleteÉcole
Nationale Supérieure d"Architecture de Paris-Val-de-Seine
Politecnico di Milano - Facolta" di Architettura Civile (Milano Bovisa)
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura
Universidad Nacional Autónoma de México - Facultad de Arquitectura
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura
Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura
Universidade do Minho - Departamento Autónomo de Arquitectura