Período Letivo Excepcional

PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL

Ao corpo social da FAU

Esse material é uma síntese de todos os documentos, resoluções e diretrizes adaptadas à realidade do ensino do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Nossa comunidade discente é uma das maiores da UFRJ em um único curso, com um total aproximado de 1.500 de estudantes, logo, plural!

As experiências de ensino usando meios remotos, na FAU, são iniciativas pontuais e, geralmente, restritas às criações de sítios eletrônicos usados como repositórios e criação de grupos de turmas em redes sociais.

Como saber se iremos acertar? Sabemos que – com a capacitação dos nossos docentes, a experiência secular da UFRJ e com a determinação dos estudantes – PODEMOS.

Contudo, é importante frisar que a adesão ao PLE1 é facultativa e sem ônus para o estudante que não possa ou não deseje participar.

A FAU acredita ser sua responsabilidade ofertar o maior número de atividades acadêmicas possível a fim de atender ao seu corpo de estudantes com as mais diferentes demandas. Esta decisão é que possibilita, de fato, a liberdade de escolha por parte do corpo discente.

Esta ampla oferta permite, também, a possibilidade de redução do impacto quando do retorno presencial. Ao retornarmos fisicamente à nossa Escola, deveremos observar medidas de biossegurança que implicam na redução do número de estudantes em sala de aula. Assim, mesmo que haja uma composição entre o ensino presencial e remoto (semi-presencial), há uma forte possibilidade do não atendimento pleno da demanda de vagas/disciplinas/turmas, implicando no prolongamento do prazo da conclusão de curso.

Estamos cientes de que este ensino remoto será sem dúvida diferente, uma experiência inédita em ensino e aprendizado, do qual poderá resultar inúmeras inovações.

Direção da FAUUFRJ