A tese “Rodovia Metropolitana: lógicas projetuais na Avenida Brasil”, desenvolvida por Pedro de Moraes e orientada pelo Prof. Guilherme Lassance, no âmbito do PROURB – UFRJ, recebeu o segundo prêmio no concurso Maurício de Almeida Abreu, do Instituto Pereira Passos, para pesquisas sobre o Rio de Janeiro.
O trabalho propõe um estatuto contemporâneo para o fenômeno da rodovia metropolitana, a partir de um estudo de caso elaborado sobre a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Busca-se, a partir da articulação de conceitos advindos dos campos da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, uma interpretação que proporcione perspectivas ampliadas para o projeto do espaço urbano.


O concurso faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência e premia trabalhos de variados campos disciplinares que abordem aspectos sociais, urbanos, econômicos, políticos, culturais, ambientais, históricos e de patrimônio histórico do município e da região metropolitana.
Maurício Abreu foi um geógrafo carioca de grande contribuição para o desenvolvimento da geografia histórica e urbana no Brasil. Professor titular do programa de graduação e pós-graduação em Geografia da UFRJ, tinha no Rio de Janeiro seu grande tema de investigação.
A premiação pública acontecerá junto ao lançamento da 5ª edição do livro “Evolução urbana do Rio de Janeiro”, no dia 22/12 (quinta-feira), às 10hs, no Palácio da Cidade.