Trabalho Final de Graduação de Júlio Cesar Moreira Cruz Júnior foi escolhido pelo Archdaily

O trabalho final de graduação de Júlio Cesar Moreira Cruz Júnior, ex-discente da FAUUFRJ, foi escolhido pelos editores do site Archdaily como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em 2022.

Atravessando fronteiras: o projeto como ferramenta articuladora entre a Maré e o Fundão
Autor: Júlio Cesar Moreira Cruz Júnior
Orientador: Rafael Barcelos Santos
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ)

O Projeto aqui apresentado se situa na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros “Maré” e “Cidade Universitária. Buscou-se realizar uma pesquisa baseada: (1) no acervo sobre o Complexo de Favelas da Maré e a Ilha do Fundão presente em artigos e sites; (2) em visitas de campo para assimilação e mapeamento do território, (3) em entrevistas realizadas em modelo remoto com 4 moradores da Maré; (4) em dados contidos no “Censo Populacional da Maré” e no “Censo de Empreendimentos da Maré”, ambos de 2013 e no Plano Diretor UFRJ 2020 e (5) na vivência universitária de quase 7 anos na Ilha do Fundão.
O complexo de favelas da Maré é lar de 140 mil pessoas onde pulsa a coletividade e a vida noturna, mas carece de serviços básicos de responsabilidade do estado. Poucos metros o separam da Ilha do Fundão, lugar de ensino e pesquisa com áreas livres infinitas onde o fim do horário de trabalho revela sua condição erma. Ambos necessitam um do outro, porém quase não se comunicam. É essa a fronteira que este trabalho pretende atravessar, colocando portas onde hoje existem apenas muros.