Maria Paula Gonçalves Lysandro de Albernaz, Rodrigo Rinaldi de Mattos e Solange Carvalho
Departamento: DPUR
Semestre 2024.1
Tipo: Ateliê Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): AA Transformação Urbana/FAE (14785)
Código: FAU511 (código dobrado atente para o título na hora da inscrição)
Código Ateliê Integrado FAW512 Inscrição concomitante
Dia(s): Terça e Sexta
Horário: 8h às 12h
Local: 513
Turmas: 1
Vagas: 22
O foco da disciplina é o projeto urbano voltado à transformação urbana que beneficie populações que vivem nos territórios suburbanos da metrópole do Rio de Janeiro, priorizados como área de estudo e intervenção. A ênfase a ser dada é no aproveitamento de espaços esvaziados de sua função que possam ser reconvertidos com aproveitamento de estruturas existentes e condizentes aos contextos ambientais e urbanos e nas distintas escalas territoriais. Nesses contextos serão consideradas áreas com vulnerabilidade socioambiental, como as favelas e outros assentamentos de baixa renda, para fins de desenvolvimento projetual de soluções arquitetônicas, urbanas e ambientais.
Para isso, se propõe a:
-#Analisar os territórios suburbanos priorizados como modo de ocupação, apropriação e representação das dimensões da cidade, investigando interrelações com processos e práticas sociais.
-#Analisar morfologias e tipologias em intervenções nas escalas dos territórios suburbanos estudados que possam servir de referência ao projeto urbano proposto.
-#Avaliar abordagens contemporâneas e estratégias espaciais nas dimensões urbana e arquitetônica voltadas à proposição de soluções urbanísticas e ambientais para espaços esvaziados de funções em áreas marginais da cidade de forma abrangente e integral, considerando aspectos da dimensão social no projeto e gestão futura dos espaços propostos.
O curso organiza-se a partir dos seguintes tópicos:
-#Discussão sobre a organização territorial suburbana e configurações espaciais específicas, observando processos e dinâmicas urbanas na dimensão físico-ambiental.
-#Análise gráfica de projetos urbanístico-ambiental na escala intermediária. -#Proposição de reconversão funcional de estruturas urbanas pré-existentes.
-#Utilização de infraestrutura verde e azul – IVA, soluções baseadas na natureza – SBN e mobilidade ativa nos projetos urbanos.
-#Estudo do uso de estratégias de representação como ferramenta e suporte para a metodologia participativa, para o estudo e concepção projetual, e para a comunicação do projeto.
-#O papel do arquiteto no projeto urbano e habitacional para áreas com vulnerabilidade socioambiental.
Para isso, adota como procedimentos em sala de aula:
-#Elaboração de exercícios específicos envolvendo os diferentes tópicos inseridos no curso.
-#Apresentações e debates baseados nos exercícios elaborados.
-#Apresentação de palestras informativas inclusive com convidados externos.
-#Desenvolvimento de projeto, apresentação e entrega de produto com soluções urbanísticas, paisagísticas e arquitetônicas correspondentes a um projeto urbano de escala intermediária no estágio de estudo preliminar.
Deverão ainda ser desenvolvidas as seguintes atividades:
– visitas a campo;
– entrevistas com moradores e entidades locais;
– desenvolvimento de material gráfico para a comunicação do projeto com o público alvo.
A disciplina promove dinâmicas interdepartamentais entre DPUR e DARF, integrando-se a pesquisas na pós-graduação do PROURB-FAU-UFRJ, especialmente relacionadas ao Grupo de Pesquisas Práticas Urbanísticas e Cidade do Laboratório de Projetos Urbanos e Cidade, coordenado pela Profa. Maria Paula Albernaz. Se propõe a estabelecer parceria com o coletivo Diálogos Suburbanos.
Há vínculo com a disciplina Tópicos em Urbanismo I – Feições Urbanas das Metrópoles Contemporâneas (MA PROURB-FAU-UFRJ)
Há vínculo com as pesquisas “Espaços remanescentes na era pós-industrial: oportunidades para urbanismo inclusivo na metrópole contemporânea” e “Atlas Digital Colaborativo de Remanescentes Industriais: subúrbios ferroviários da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro”, sob coordenação de Maria Paula Albernaz; “Projeto, Gestão e Práticas Informais: conflitos e desafios de transformações urbanas em favelas”, coordenada pela Profa. Solange Carvalho.
Há vínculo com a extensão “Redesenvolvimento e valorização cultural da Zona Norte através do projeto urbano: uma ação conjunta com agentes locais”, sob coordenação de Maria Paula Albernaz
ENETTI, Pablo. Desafios para o projeto urbano, metodologia e conceitos A necessária constituição de um sujeito político. Rio Books. Rio de Janeiro, 2020.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria Subúrbio: Rio de Janeiro 1858/1945. Rio de Janeiro: Editora Apicuri, 2011.
LASEAU, P. La expresión gráfica para arquitectos y diseñadores. Barcelona: Gustavo Gili, 1982.
SECCHI, B. Primeira lição de urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2006.