Aline Assis
Dia(s): Quartas-feiras
Horário: 13:30h às 17:30h
Dep.: DPA
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): SEM. AV. TEORIA METODOL. PROJETO
Código: FAP501
O curso objetiva iniciar uma conversa sobre os modos de ensino de projeto a partir de teorias e práticas docentes contemporâneas. Trabalha-se com autores que estudam os modos de pensamento projetual e sua contribuição para a geração de conhecimento em arquitetura. Fará isso a partir da leitura e do debate de textos fundamentais sobre as formas de saber e fazer projeto, além da análise de práticas didáticas levadas a cabo em escolas de arquitetura em diversos contextos, como o sul-americano, norte-americano e o europeu.
Propõe trazer o aluno para centro do debate pedagógico, explorando sua contribuição no desenvolvimento de didáticas que exploram diferentes dimensões do pensamento projetual no contexto do ateliê.
Possibilidade de parceria com escolas de arquitetura latino-americanas para a elaboração de seminários e workshops com a participação de professores e alunos externos.
Bibliografia:
DEL CASTILLO, Alina Isabel. O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
FERNÁNDEZ, Roberto. Didáctica y Proyecto: Divergencias y Convergencias entre Profesión y Disciplina. Cuestones Epistemologicas. Vol. 16 (1), enero-junio, 2020, págs 4-17.
FERNÁNDEZ, Roberto. Mundo Diseñado: Para una teoría critica del proyecto total. Santa Fé: Ediciones UNL, 2021. Libro digital, PDF – (Ciencia y Tecnología)
FOQUÉ, Richard. Building knowledge in architecture. Brussels: UPA, 2010.
SALAMA, Ashraf M. Spatial Design Education: New Directions for Pedagogy