Graduação

O curso de Arquitetura e Urbanismo

O Projeto Pedagógico do Curso da Faculdade de Arquitetira e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAUUFRJ) visa proporcionar ao egresso uma qualificação que ao mesmo tempo respeite e transcenda as exigências de sua formação generalista relacionada às diretrizes curriculares do MEC, que o habilite ao exercício profissional de modo reconhecido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O curso deve estar pautado por uma estratégia formativa, mais do que informativa, evitando acúmulo desnecessário de conteúdos suscetíveis à rápida obsolescência.

A competência profissional não deve, assim, ser confundida com uma capacitação unicamente voltada às habilidades e atribuições específicas estabelecidas por Lei. Deve, no entanto, privilegiar muito mais a formação ampla, generalista, reflexiva e interdisciplinar que permita ao egresso optar por atuar conforme sua escolha ou em decorrência das necessidades e oportunidades da sua vida profissional, considerando, também, nesse sentido sua capacidade para agir em situações de crise e contribuir com a construção de soluções inovadoras. O profissional deverá, assim, dominar os saberes necessários à elaboração de soluções para problemas em constante transformação.

A atuação responsável do arquiteto e urbanista, a partir da compreensão básica dos fenômenos associados às ciências da natureza, na correlação direta com os aspectos culturais, deve servir como referência para a sua formação. O impacto da indústria da construção civil sobre as questões ambientais em suas diversas fases, desde a extração de matéria-prima, fabricação de materiais, distribuição, utilização e disposição final, impele o curso a introduzir noções e conceitos associados aos ecossistemas urbanos, em suas dimensões e variáveis locais, regionais e globais. A mitigação dos impactos adversos desta cadeia está associada ao domínio dos processos tecnológicos e à pesquisa de inovação. Neste sentido, os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos devem ser considerados de forma sinérgica no ensino, na pesquisa e na extensão.

Os desafios do contexto social exigem não apenas o conhecimento técnico, mas uma formação humanista que leve em consideração as narrativas históricas e os processos racionais ou imaginativos inerentes ao ser humano. Exigem, mais além, novas e criativas abordagens frente às tecnologias que transformam meios produtivos, formas de comunicação e informação, comportamentos e práticas. A formação almejada deve, portanto, estar associada às transformações do panorama tecnológico, as quais resultaram em novos padrões projetuais e construtivos associados à otimização de tempo e recursos.

Mais além, a FAU UFRJ visa proporcionar uma formação ampla, autônoma e transformadora que habilite o egresso a trilhar caminhos distintos, relacionados aos múltiplos aspectos do campo profissional e aos seus interesses, capacitando-o para atuar em equipes interdisciplinares no enfrentamento dos problemas contemporâneos mais complexos do campo da Arquitetura e do Urbanismo.

A formação do arquiteto e urbanista está explicitada no Art.5º da Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010.

“Art. 5º O curso de Arquitetura e Urbanismo deverá possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I – o conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;

II – a compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;

III – as habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;

IV – o conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;

V – os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;

VI – o domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;

VII – os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;

VIII – a compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;

IX – o entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;

X – as práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades;

XI – as habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;

XII – o conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;

XIII – a habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.”

Matriz Curricular da Graduação

Imagem da tabela de matriz curricular. disponível em arquivo do Projeto pedagógico da FAU UFRJ