Andrea Queiroz Rego
Juliana Simili (FAU/UFJF)
Maria Julia Santos (FAU/UFRJ)
Leo Fuks (Escola de Música/UFRJ)
Dia(s): Terças-feiras
Horário: 13:30h às 17:30h
Dep.: DPUR
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Planejamento Urbano e Ambiental
Código: FAU502
A disciplina abordará a importância dos sons na vida das pessoas e como participam da identificação e construção das paisagens, especialmente, as urbanas da Cidade do Rio de Janeiro, construindo diretrizes para o planejamento no âmbito da N. 7479, de 27 julho de 2022, o qual servirá de instrumento para a elaboração de um Plano de Ação para Redução de Ruídos.
Principais Objetivos: (1) estudar como os sons qualificam os espaços urbanos; (2) trabalhar métodos de avaliação e representação sonora; e (3) planejar e projetar os espaços com os sons. Procedimentos e Métodos: (1) bibliográfico – estudar os sons como fenômeno físico e nas diferentes representações culturais – literatura, cinema, música, instalações etc; (2) experimental – trabalhos de campo com medições, gravações e representações; e (3) projetual – planejamento da paisagem sonora na macroescala e projeto de praça sonoro.
Conteúdo programático: (Etapa 1) Sensibilização Sonora – conscientizar a escuta com exercícios e experimentações de lugares; trabalhar a memória sonora de modo individual e coletivo; e entender a percepção sonora de modo fenomenológico, subjetivo, mas capaz de identificar os lugares. (Etapa 2) Comportamento Sonoro – reconhecer os sons quanto ao tipo (fonte e espectro sonoro); as formas de propagação; os materiais e as formas que modelam o comportamento sonoro; e os incômodos, seus impactos e dimensões. (Etapa 3) Representação sonora – estudar e experimentar as diferentes formas de representação do som; associar as representações sonoras com as representações arquitetônicas; explorar representações quantitativas e subjetivas de modo participativo. (Etapa 4) Modelagem sonora – estudar os caminhos sonoros e a sua materialidade em função das formas, materiais e vegetação presentes no espaço urbano; explorar na escala territorial possibilidades para o planejamento sonoro e, na escala do lugar, projetos urbanos e paisagísticos que pensem o ambiente arquitetônico indissociável de sua sonoridade.
Temáticas exploradas: (1) Memória e cultura sonora; (2) Comportamento acústico do som; (3) Estudo de paisagens sonoras e suas representações; (4) Planejamento e projeto sonoro.
A disciplina integra as discussões do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa CNPq Projeto e Representação do Ambiente do PROARQ UFRJ, que hoje conta com 3 mestrandos e dois doutorandos que desenvolvem suas pesquisas voltadas para as questões sonoras, sob diferentes abordagens. A disciplina traz reflexões, fruto da parceria estabelecida com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e das relações com os grupos de pesquisa GAE e PROLugar. Contará com convidados externos em suas diferentes etapas e com tutores – Mestrando Pedro Saldanha e Doutoranda Victória Robadey.
Disciplina vinculada ao projeto de extensão Zoneamento Sonoro Afetivo, cadastrado na UFRJ.
Bibliografia:
CARVALHO, Victoria F. Robadey, REGO, Andrea Queiroz. Uma janela de escuta em tempos de pandemia da COVID-19 em Icaraí, Niterói/RJ. Paranoá, v.29, 2021.
REGO, Andrea Queiroz. Paisagens sonoras e identidades urbanas. Os sons nas crônicas cariocas e as transformações do bairro de Copacabana (1905 – 1968). [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro, PROURB, 2006. – _. As paisagens sonoras nas representações literárias. Marques Rebelo e os sons da cidade do Rio de Janeiro (1931-1964) in Artes e Cidades. Imagens, Discursos e Representações. Salvador: UFBA, 2013 e 2015. – SIMILI, Juliana; REGO, Andrea Queiroz. Passeio Sonoro Comentado: metodologia de identificação da paisagem sonora representada por pessoas surdas. Oculum Ensaios, v.17, 2020. – SOARES, Ingrid Souza; REGO, Andrea Queiroz. Uma trajetória sonora: a paisagem de campo grande (RJ) e prospecções para o projeto urbano. Revista de Morfologia Urbana, v. 11, 2023.