Narratividade, Espaço e Projeto Crítico II: composição e representação por acúmulo e acomodação

Gustavo Rocha-Peixoto

Dia(s): Quintas-feiras
Horário: 13:30h às 17:30h
Dep.: DHT
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): SEMINÁRIO AVANÇADO EM HISTÓRIA DAS TEORIAS DA ARQUITETURA
Código: FAH503

Disciplina experimental visando a explorar remissões diacrônicas e hipertextualidade arquitetônica em edifícios e cidades da Civilização Ocidental; espaços, urbanidades, tectônica, a partir de fatos e fragmentos arquitetônicos e de concepções urbanísticas. Esta disciplina se desdobra em possíveis “edições”. A primeira versão, oferecida no segundo semestre de 2024 recebeu o sub-título “I. Simetria e hipersimetria”, Para o primeiro semestre de 2025, assumimos o sub-título “II. Composição e representação por acúmulo e acomodação”.

A presente edição da disciplina Narratividade, Espaço e Projeto Crítico, designada como II: composição e representação por acúmulo e acomodação enfrentará a questão da representação e do projeto crítico de arquitetura em que se toma em consideração preexistências frequentemente contraditórias para a concepção de edifícios, espaços, estruturas e conjuntos complexos.
1. A contemplação das imagens de Roma antiga nas gravuras de Piranesi constitui o primeiro passo no programa. Visitando as ruínas enquanto eram escavadas, o arquiteto representa uma civilização que se revela ao olhar dos viventes do século xviii. Primeiro ele registra os fragmentos, em seguida ele tenta reuni-los em uma visão de conjunto das ruínas para, numa terceira etapa, chegar a recompor em desenho e gravura uma visão da Roma rediviva. Em outro conjunto de gravuras, Piranesi elabora um projeto de arquitetura inventada com base nas suas representações da Roma Antiga.
2. Uma segunda fase do programa (não necessariamente consecutivo, mas concomitante) consistirá na leitura dos seis primeiros capítulos de “A construção de cidades segundo seus fundamentos artísticos (Das Städtebau nach seinen künsterlischen Grundsätsen) de Camillo Sitte para explorarmos seus modos de investigação, resgistro e sistematização da forma das praças em cidades da antiguidade ao Renascimento europeu e de como esse material constitui uma história das cidades.
3. A etapa seguinte do programa examinará a elaboração do projeto de John Soane para o Banco da Inglaterra e sua representação gráfica, bem como a realização de um museu público em sua residência particular em Lincoln’s Inn Fields, Londres. Esses exemplares constituem o núcleo crucial do curso.
4. A obra de Soane ensejará aproximações do antigo palácio do imperador Diocleciano em Spalato na costa da Dalmácia e sua lenta transformação ao longo da Idade Média e Renascimento em uma cidade murada – ‘Split” – na atual Croácia. Esta apropriação de um vasto edifício murado como cidade – comum em outras cidades mediterrâneas tais como Nîmes e Arles na Provença, compõe uma possível história da invenção da cidade medieval ainda presente no centro da contemporânea cidade de Split.
5. Simetricamente, a cidade de Veneza, não muito distante de Spllt, ampara a invenção da idade moderna no ambiente da cidade. Arquitetos da Europa central realizaram visitas e levantamentos das ruínas do antigo palácio entre os edifícios da cidade viva de Split. Entre eles veremos os envios de Robert Adam no século xviii e Ernest Hébrard no século. xx. Veneza será invocada pelas descrições de John Ruskin (The Stones of Venice), Manfredo Tafuri (La sfera e Il labirinto), Il Canalletto, Aldo Rossi, Michel Butor (Déscription de San Marco), da pintura de Canalletto, dos projetos de Carlo Scarpa, bem como do livro mesmo de Camillo Sitte.
6. A disciplina ainda pretende explorar o conceito de Collage City de Colin Rowe; a eleição da cidade contemporânea como geradora da terceira tipologia de projeto descrita por Anthony Vidler; e o conceito de Congestão em Rem Koolhaas.

Bibliografia:
ARGAN, Giulio Carlo. A história da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998
BUTOR, Michel. Déscription de San Marco. HÉBRARD, Ernest. Le palais de dioclétien à Spalato.
KOOLHAAS, Rem. Life in the metropolis or the Culture of Congestion. em: Architectonic Theory since 1968. (org.). Hays, K. Michael. Cambridge: MIT Press, 2000
_. Nova York delirante. São Paulo: Cosac Naify, 2000
KRIER, Rob. Urban space. Nova Iorque: Risoli, 1988
PIRANESI, Giovanni Battista. Le Antichità Romane.
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1975
ROWE, Collin. Collage City. Nova Iorque: MIT Presss, 2013
RUSKIN, John. As pedras de Veneza. São Paulo: Martins Fontes, 1994
RYKWERT, Joseph. A ideia de cidade. São Paulo: Perspectiva, 2015
SITTE, Camillo. A arte de construir as cidades (Das Städte-bau nach seinen künsterlischen Grundsätzen)
TAFURI, Manfredo. The sphere and the Labirinth.