Aline Calazans Marques
Ethel Pinheiro Santana
Dia(s): Segundas-feiras e quintas-feiras
Horário: 8h às 12h
Vagas: 15
Dep.: DARF
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): AT AV PROJ E REPRESENTAÇÃO
Código: FAR511
A disciplina visa o desenvolvimento de metodologias para a concepção e representação do projeto, com enfoque em linguagens inovadoras e contemporâneas para o ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo. Nesta edição, a linguagem dos videogames será explorada como meio de intepretação das ambiências e também dos aspectos sensoriais e gramáticos que operam na construção de projetos arquitetônicos.
Os objetivos da disciplina são: (1) refletir sobre a incorporação de aspectos sensoriais e interpretativos do espaço durante o processo de concepção em arquitetura e urbanismo, utilizando uma mídia digital com alta permeabilidade entre os(as) discentes, os videogames; (2) familiarizar os discentes com o conceito de Ambiências e análise sensorial do Lugar, por meio de estratégias interpretativas da linguagem digital; (3) debater o impacto de novas tecnologias na formação profissional dos estudantes de graduação.
As aulas serão divididas em 4 módulos ou blocos, a saber: Bloco 1 – Aulas expositivas e debates (4 semanas); Bloco 2 – Descrição: Leituras espaciais e práticas descritivas (3 semanas); Bloco 3 – Seminários e práticas de projeto jogabilizadas (4 semanas); Bloco 4 – Praticas de projeto (4 semanas).
Os procedimentos didáticos deste Ateliê Avançado incluem: (A) aulas expositivas presenciais, debates sobre os fundamentos do tema e progressão do aprendizado; (B) aulas práticas com enfoque na mídia videogame como método de produção do pensamento e da prática projetual arquitetônica e urbanística; (C) palestras com convidados; (D) trabalho final. Ao final do curso, o desempenho de cada discente será avaliada(o) nos seguintes itens: (a) assiduidade, interesse e participação em aula; (b) estrutura e conteúdo dos trabalhos; e (c) apresentação do projeto final.
A disciplina será oferecida em relação direta com o PROARQ (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura), com enfoque nas pesquisas desenvolvidas no LASC (Laboratório “Arquitetura, Subjetividade e Cultura”). É parte integrante da pesquisa de doutorado intitulada “PROJETO E EXPERIÊNCIA EM JOGO: o papel dos videogames na formação lúdica e sensorial em arquitetura e urbanismo”, desenvolvida pelo doutorando Thiago Rangel, que será o tutor da turma. Também envolve parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e UNICAMP, por meio de palestras ministradas pelos profs. Letícia Perani Soares e Wilson Florio, docentes das respectivas instituições.
Os(as) discentes serão comunicados previamente sobre a relação entre a disciplina e o projeto de pesquisa, tendo a oportunidade de ter seus dados coletados ou não durante o desenvolvimento. Os dados serão coletados de forma anonimizada e conforme o material aprovado pelo Conselho de Ética da Plataforma Brasil. O processo da pesquisa não terá nenhuma influência direta na nota dos(as) discentes.
Devido à natureza específica da disciplina e a infraestrutura disponível na FAU/UFRJ, será indicado aos estudantes que sua participação na disciplina esteja CONDICIONADA ao acesso a um computador pessoal móvel, do tipo laptop, que será utilizado nas aulas para a prática com jogos e para o desenvolvimento de partes do projeto. A utilização de diversas mídias de desenho será enfocada, assim como o aprofundamento no arcabouço teórico-metodológico.
Bibliografia:
BARROS, A. P., ROCHA, I. M., & BEZERRA, G. F. (2017). Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. II Congresso sobre Tecnologias na Educação ( Ctrl+E 2017). Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AR_18_145.pdf BAUDRILLARD, J. Simulacros e similações. Lisboa: Relógio d’Água, 1991. CARPO, M. The Alphabet and the Algorithm. 1. ed. Cambridge, London: The MIT Press, 2011. LASEAU, P. La expresión gráfica para arquitectos y diseñadores. Barcelona: Gustavo. Gili, 1982. NIELSEN, Henrik Smed. The computer games as a somatic experience. Eludamos. Journal for Computer Game Culture. 2010; 4 (1), p. 25-40.