Luísa Gonçalves
Dia(s): Quarta-feira
Horário: 8:00 às 12:00
Turmas: 1
Vagas: 16
Dep.: DPA
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Seminário Avançado Projeto, Técnica e Sociedade
Código: FAP502
O curso busca apresentar projetos de arquitetura de estações de metrô, com foco na cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas abordando também casos internacionais. O metrô, como infraestrutura de circulação de grande importância para as metrópoles, articula as escalas territorial – da rede de transporte metropolitano – e local – da estação.
Principais objetivos:
Conhecer os aspetos arquitetônicos dos projetos de metrô, suas particularidades funcionais, construtivas e estéticas; compreender a dinâmica de articulação das escalas local e metropolitana; compreender a importância da arquitetura nos projetos ligados à mobilidade urbana.
Questões metodológicas:
O curso oferece uma base teórica, com discussões baseadas em leituras, e também exercícios de análise dos projetos envolvendo a produção de textos e desenhos. São também propostas visitas técnicas a estações de metrô e trem no Rio de Janeiro.
Temáticas exploradas:
Urbanização das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo; principais parâmetros de projeto para estações em suas diversas tipologias e programas: estações elevadas, subterrâneas, de conexão e intermodais.
Temáticas exploradas – informações adicionais:
>Urbanização e mobilidade urbana no Rio de Janeiro e em São Paulo: rede de transportes sobre trilhos, história, principais projetos e questões;
>O metrô como obra arquitetônica e urbana: metodologias construtivas das estações: possibilidades, técnicas, contexto e desdobramentos arquitetônicos; Marcello Fragelli, o início do metrô no Brasil e as propostas para as estações da linha 1-Azul;
>Estratégias projetuais:
-O projeto subterrâneo: desenho do chão e do teto;
-A relação interior-exterior e o metrô como espaço público;
-Estrutura e monumentalidade;
-Intermodalidade e programas complexos;
>Referências internacionais (Paris, Nápoles e Porto).
BERTOLINI, Luca; SPIT, Tejo. Cities on rails. The redevelopment of railway station areas. London: E&FN Spon, 1998.
FRAGELLI, Marcello. Quarenta anos de prancheta. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
GONÇALVES, Luísa. Arquitetura da infraestrutura e mobilidade urbana: uma análise sobre projeto, espaço urbano e metrópole através do metrô de São Paulo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.
MEYER, Regina. Atributos da metrópole moderna. In: São Paulo em Perspectiva. Revista da Fundação SEADE. São Paulo, n. 4, out.-dez. 2000, v. 14.
SOLÀ-MORALES, Manuel. De cosas urbanas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2008.