Ana Slade
e Carlos Zebulun
Dia(s): Terça-feira
Horário: 13:30 às 17:30
Turmas: 1
Vagas: 14
Dep.: DPA
Tipo: Laboratório Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Laboratório Avançado Micro Arquiteturas
Código: FAP532
O objetivo do Laboratório é o desenvolvimento (detalhamento e construção) de artefatos arquitetônicos para o Quilombo da Gamboa, na Região Portuária do Rio de Janeiro. A disciplina dará continuidade à colaboração com o Quilombo iniciada no Ateliê Avançado realizado em 2024.1, não sendo obrigatório ter participado do Ateliê.
A disciplina tem como proposta atuar em contexto real, através de assessoria técnica no campo da habitação social, envolvendo projeto e construção colaborativa.
A partir das demandas apresentadas pelas(os) moradoras(es) do Quilombo de ampliação da Cozinha Comunitária e melhorias no Pavilhão Biblioteca, serão desenvolvidos projetos e construídos protótipos ao longo das aulas na FAU para serem finalizados em workshop no Quilombo da Gamboa no mês de novembro, quando será desenvolvida atividade de mutirão com os moradores para construção/ montagem da intervenção. A atividade será conjugada com projeto de extensão, do qual as(os) estudantes da disciplina também poderão participar. A concentração de carga horária no workshop será compensada com a finalização da disciplina antes do final do semestre letivo.
A proposta é parte das ações do Ateliê Aberto, coordenado pela professora Ana Slade e pelo professor Diego Portas, e é um desdobramento do projeto pedagógico das “Arquiteturas Mínimas” em desenvolvimento na disciplina Projeto de Arquitetura IV. Baseia-se no cruzamento de duas agendas principais: a tectônica, compreendida como “poética da construção” (FRAMPTON, 1995), e a questão das periferias urbanas, que se torna ao mesmo tempo tema central de reflexão e campo prático. Tem como principal objetivo a aproximação do projeto de arquitetura da realidade periférica, almejando se pensar projetos plausíveis do ponto de vista material, construtivo e econômico.
Esta disciplina é parte da proposta “Tectônica na periferia: arquitetura e cultura na América Latina/ Seminário e Workshop”, coordenada pelos professores da FAU Andrés Passaro, Ana Slade, Diego Portas, Ana Paula Polizzo e Gustavo Martins (EAU/UFF), selecionada no edital FAPERJ ‘Apoio à Organização de Eventos’ 2023. A execução das intervenções será financiada pela verba concedida pela FAPERJ.