Patrimônio Construído, Modelagem Digital, Maquete, e Cultura Tecnológica: A análise do Edifício Jorge Machado Moreira

Professoras(es): Alexandre Pessoa, Carlo Nozza, Bruno Costa e Patrícia Cordeiro;
Técnico: Ramon Assis

Departamento: DARF
Tipo: Laboratório Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA) LA Patrim Constr e Model Digital/FAM (12501)
Código: FAR531

Dia(s): Terça-feira
Sala: 327

Investigações acerca do patrimônio modernista edificado na Cidade Universitária da UFRJ, a partir do desenvolvimento de metodologias de levantamento arquitetônico aplicada ao patrimônio, com o suporte de ferramentas digitais e analógicas para a confecção de cadastro arquitetônico, pesquisa histórica e documental. A disciplina terá como objeto de estudo o Edifício Jorge Machado Moreira, tombado pelo IRPH, inserida no âmbito do projeto de pesquisa vinculada ao CNPq, realizada em cooperação internacional com a Accademia di Architettura da Università della Svizzera italiana, com a participação dos professores Carlo Nozza e Franz Graf.

A disciplina é direcionada a estudantes que tenham familiaridade e interesse com modelagem digital e fabricação e construção de maquetes, e tenham interesse na questão patrimonial. O LABGRAF e a Oficina de Maquetes/LAMO darão suporte a disciplina.

A aplicação em sala de aula das ferramentas metodológicas será via a aplicação prática pela realização de levantamento digital, métrico e fotográfico, com a elaboração de uma base cadastral precisa do EJMM, que permita a elaboração de modelagem BIM, gerando a devida representação gráfica em 2D, e fabricação digital de maquete física de seções do EJMM em grande escala, e detalhes construtivos, dentro das linhas de investigação ‘Conservação e Reutilização da Arquitetura do Século XX’ e ‘História da Cultura Tecnológica do Design do Século XX’, propostas pelo professor Carlo Nozza, que estará no Brasil para orientação do trabalho e realização de workshop em colaboração com os professores da disciplina.

Este laboratório está vinculado ao projeto de Pesquisa do CNPq ‘Conservação e sustentabilidade do patrimônio universitário: sobre a pertinência da arquitetura e do urbanismo modernos frente aos desafios contemporâneos’ e utilizará o acervo do NPD/FAU como base documental.

Carlo Nozza é professor da Accademia di Architettura da Università della Svizzera italiana. Licenciado em Arquitectura pelo Politécnico de Milão, após diversas experiências de estudo e investigação no estrangeiro, de 1998 a 2004, colaborou no atelier Souto Moura, no Porto, onde foi responsável pelo projeto de arquitetura e construção do Estádio de Braga. De 2005 a 2012 lecionou projeto arquitetônico na Politécnica de Milão. Em 2014 obteve o mestrado nível II em Edifícios e Infraestruturas Sustentáveis, tese experimental: “Projeto integrado BIM para a proteção do património” no Departamento ABC de Engenharia e Arquitetura do Politécnico de Milão. Em 2019 obteve o doutoramento, tese: “Casas flexíveis e evolutivas do século XX. Concepção e construção, proteção do património e inovação”. Desde 2004 é titular de um estúdio de arquitetura na Itália.

BASTIAN, Andrea V. Métodos e técnicas de baixo custo para levantamento métrico de sítios históricos. Dissertação (Mestrado) apresentada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
CARBONARA, Giovanni. “Disegno e documentazione per il restauro: un impegno interdisciplinare”. DISEGNARECON; Vol. 5, v. Numero Speciale, p. 21–26, 2012.
FREITAS, Pedro Murilo G. de. “A síntese gráfica no processo de projeto de restauração arquitetônica”. In: TEXTOS PARA DISCUSSÃO (CECI), v. 60, p. 2-11, 2015.
KÜHL, Beatriz Mugayar; SALVO, Simona. “Levantamento arquitetônico: experiência didática integrada na FAUUSP”. In: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. V. 26, n. 48. São Paulo: FAUUSP, 2019.
LETELLIER, Robin; SCHMID, Werner; LEBLANC, François. Recording, documentation, and information management for the conservation of heritage places: guiding principles. Los Angeles: Getty Conservation Institute, 2007