Projeto como um Saber: experimentações sobre ensino e aprendizagem projetual em arquitetura

Aline Assis

Dia(s): Quarta-feira
Horário: 13:30 às 17:30
Turmas: 1
Vagas: 20
Dep.: DPA
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Seminário Avançado em Teoria e Metodologia de Projeto
Código: FAP501

A disciplina tem o objetivo de problematizar o ensino de projeto de arquitetura a partir das teorias contemporâneas sobre o projeto. Neste sentido, trabalha-se com autores que estudam os modos de pensamento projetual e sua contribuição para a geração de conhecimento na disciplina arquitetônica. Fará isso a partir da leitura e do debate de textos fundamentais sobre as formas de saber e fazer projeto, além da análise de exercícios didáticos levados a cabo em distintas escolas de arquitetura do contexto latino-americano. A disciplina propõe trazer o aluno para centro do debate sobre as formas de ensino de projeto, o que se concretiza na elaboração de uma proposta pedagógica que explora diferentes dimensões do pensamento projetual no contexto do ateliê.
Possibilidade de parceria com escolas de arquitetura latino-americanas para a elaboração de seminários e workshops com a participação de professores e alunos externos.

DEL CASTILLO, Alina Isabel. O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
FERNÁNDEZ, Roberto. Didáctica y Proyecto: Divergencias y Convergencias entre Profesión y Disciplina. Cuestones Epistemologicas. Vol. 16 (1), enero-junio, 2020, págs 4-17.
FERNÁNDEZ, Roberto. Mundo Diseñado: Para una teoría critica del proyecto total. Santa Fé: Ediciones UNL, 2021. Libro digital, PDF – (Ciencia y Tecnología)
FOQUÉ, Richard. Building knowledge in architecture. Brussels: UPA, 2010.
SALAMA, Ashraf M. Spatial Design Education: New Directions for Pedagogy in Architecture and Beyond. NY: Routledge, 2016.