O ex-aluno da FAUUFRJ, Diego Pinheiro Rodrigues, recebeu menção honrosa, na categoria Cultura Arquitetônica, do 39° Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã do IAB RJ, pelo trabalho ‘Aprendendo com o edifício-garagem: ensaio para um manifesto’, com orientação de Ana Paula Polizzo.
O trabalho é um ensaio proposto a partir da constatação de uma estrutura arquitetônica muito presente nas cidades contemporâneas: os edifícios-garagem. Com isso, investiga-se a relação urbanística e arquitetônica de tais edifícios com o meio inserido. Busca-se problematizar a lógica política e social, a partir do sistema rodoviarista, que resultou na realidade material atual do Rio de Janeiro. Parte-se da percepção de que são edifícios inseridos no nosso cotidiano e que, por terem o carro como o “habitante” principal, tem suas qualidades despercebidas. Porém, em suas atuais configurações, negam de alguma forma a cidade e buscam a escala e a velocidade da máquina.
O presente trabalho, de forma crítica, potencializa qualidades intrínsecas aos edifícios-garagem e questiona sobre possíveis reinterpretações. Não existe a intenção de fazer um projeto positivista para o edifício-garagem, a fim de criticá-lo e transformá-lo apenas. E sim questioná-lo e ironiza-lo a partir de suas potencialidades, sem nenhuma intenção de ditar verdades. Existe portanto, a mistura do entendimento de cidade e do edifício a partir dos estudos da própria disciplina com a “carioquisse”. A banalidade do edifício e a banalidade da vida cotidiana se encontram no edifício-garagem em uma celebração.
Categoria: Cultura Arquitetônica
Menção honrosa
Trabaho – Aprendendo com o Edifício-Garagem: Ensaio para um manifesto
Autor: Diego Pinheiro Rodrigues
Orientadora: Ana Paula Polizzo