NOTA SOBRE O ATO EM BRASÍLIA

No curto tempo de apenas uma semana, a primeira deste ano de 2023 que se inicia, vimos o conjunto arquitetônico e urbanístico da Praça dos Três Poderes em Brasília servir de palco a manifestações radicalmente distintas: no dia 1º de janeiro, assistimos à emocionante posse do novo governo democraticamente eleito e, hoje, ao pavoroso atentado à nossa democracia.
A Direção da FAU.UFRJ, em nome de toda a nossa comunidade, não poderia deixar de manifestar sua indignação com o ataque à nossa democracia que tomou a forma de violenta depredação do patrimônio arquitetônico e artístico de primeira grandeza. Foram tristemente vandalizados edifícios históricos e seu precioso acervo artístico, todos extremamente simbólicos de altos valores da nossa nação e expressão mundialmente reconhecida da nossa capacidade criativa.
Esperemos que essas nossas arquiteturas públicas, assim como as importantes obras de arte e o valioso mobiliário que elas contêm, sejam objeto do devido esforço de restauração, mas que as ações violentas contra o país, seu povo e sua memória, perpetradas pelo ato golpista e antidemocrático de domingo, 8 de janeiro de 2023, não sejam por isso esquecidas e que os responsáveis direta ou indiretamente por elas sejam alvo de criminalização nos termos da lei.
A FAU.UFRJ, em sua totalidade, está, portanto, pronta a contribuir com os esforços de restauração material e simbólica de Brasília, e trabalhar a memória desse dia que deverá nos servir de força, reiterando o compromisso com os valores e instituições da democracia e da república.
Cidade Universitária, 9 de Janeiro de 2023,

FAU.UFRJ/PROARQ/PROURB/PPGPP/MPAP