Parangolés Urbanos no PROURB

O PROURB convida para a palestra ‘Urban Parangolé’ a ser proferida pelo arquiteto venezuelano Alfredo Brillembourg na terça-feira, 26/set, às 10:30 no auditório do PROURB, quinto andar da FAU UFRJ.

O título da palestra homenageia o trabalho do artista brasileiro Hélio Oiticica e amplia o princípio central da “vida como movimento” à medida em que o corpo dança com a cidade. Através da exploração de novas formas de pensar sobre o desenho urbano, Urban Parangolé responde às questões prementes das futuras cidades globais.

Alfredo apresentará o trabalho do Urban Think Tank (U-TT) como exemplos de projetos baseados em seus “protótipos de arquitetura transportável”. Ao contrário de muitos projetos, estes exemplos destacam a necessidade de mudar o foco da arquitetura orientada para a forma para uma arquitetura orientada para o propósito, que responda ao espectro e à natureza transitória do design de impacto social. Os projetos baseiam-se em ideias de construção modular, capacitação comunitária, modernização rápida e incremental e métodos rápidos de montagem e desmontagem pré-fabricados, criando algo que tem um carácter replicável, mas que pode ser adaptado a diferentes locais. A palestra abrangerá edifícios construídos como o Ginásio Vertical de Caracas, a Escola de Arte de Barranquilla, até projetos em Barcelona focados em playgrounds flexíveis e, finalmente, a Escola de Música e Habitação Social da África do Sul.

Alfredo Brillembourg é fundador do Urban Think Tank Design, com sedes em Nova York, São Paulo, Oslo, Caracas e Cidade do Cabo. Alfredo é membro da Associação Venezuelana de Arquitetos e Engenheiros, da SIA suíça e da NAL norueguesa. Entre 2019–2020 foi professor convidado do IOA Institute of Architecture at The University of Applied Arts Vienna e em 2021 tornou-se pesquisador visitante no Instituto GRIP da Universidade de Bergen, onde fundou a revista Parangolè, sobre a urbanização planetária. Em 2023, ajudou a criar o Programa Cidades Sustentáveis’ do Norman Foster Institute como membro do Corpo Acadêmico. Em 2010, recebeu o Prêmio Ralph Erskine, o Prêmio Holcim Ouro para a América Latina 2011, e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2012. Em 2018, o projeto Empower Shack Housing foi selecionado pelo prêmio RIBA e em 2021 para o Prémio Aga Khan para a Arquitetura.

Este evento faz parte da extensão Arquitetura Comum e é organizado por André Cavendish (doutorando PROURB) e pelos professores Guilherme Lassance e Cauê Capillé.

Vagas limitadas, Inscrições prévias pelo link: https://forms.gle/1gWkzPEVMriRxCqh6