Mensagem de fim de ano

À comunidade da FAU,

Depois dos desafios enfrentados em 2022, com o retorno às atividades presenciais, o ano de 2023 que se encerra nos trouxe a felicidade de importantes conquistas. Dentre as boas notícias que pontuaram esses últimos doze meses, vale destacar a implantação do novo Projeto Pedagógico, a aprovação pelo CNPq do projeto de pesquisa que visa a elaboração do Plano de Conservação do nosso Edifício e, mais recentemente, a enorme alegria da inauguração da nova Biblioteca Integrada.

Iniciamos o ano com a organização de um evento sobre o EJMM que contou com a participação de convidados internacionais, além dos nossos especialistas em conservação e valorização do patrimônio moderno. Esse encontro vem gerando frutos em termos de colaborações científicas que devem engrenar agora com o desenvolvimento de parceria com a UnB e a Academia de Arquitetura de Mendrisio na Suíça, além de articulação com o DOCOMOMO.

O início das aulas se deu ainda em meio à poeira de obras que estavam sendo terminadas no 3º andar, onde reabilitamos 16 salas para dedicá-las às turmas do 1º ano do curso de graduação (1º e 2º períodos). Graças ao valioso apoio da equipe docente que atua nesses semestres iniciais, foi possível antecipar a espacialização pretendida para o novo currículo, enfim implantado, depois de quase 15 anos de discussão. Além de permitir a integração das atividades de extensão graças à reorganização de conteúdos e da grade horária, o novo currículo contém em seu desenho a proposta de uma abertura e flexibilização inédita das práticas pedagógicas à inovação que pretende explorar o enorme potencial de articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, mas também com oportunidades de intercâmbio acadêmico que vêm sendo ampliadas, tanto dentro, quanto fora da UFRJ: interações com a Escola de Belas Artes e com a COPPE, perspectivas de atividades conjuntas com a FAUUSP no âmbito do acordo firmado, assim como ampliação do número instituições internacionais parceiras.

Para coroar o ano, a entrega do espaço recuperado da Biblioteca Integrada foi um dos momentos mais significativos, tornado possível pela capacidade visionária dos arquitetos e urbanistas em projetar, articulando teoria e prática. Somente a existência de um Projeto de Arquitetura nos permitiu coordenar esforços e captar recursos preciosos para sua execução. O redescobrimento da excepcional qualidade espacial de nossa faculdade, legado da equipe pioneira da concepção da Cidade Universitária, talvez tenha sido o grande fruto deste ano que se encerra.

Que essas belas conquistas nos sirvam de referência e possam instigar um espírito construtivo de colaboração ampla para que 2024 nos traga ainda mais projetos e realizações, potencializando nossa jornada conjunta em prol do ensino superior público, gratuito e de excelência.

A equipe da Direção da FAU|UFRJ agradece a todas e todos pela disposição e empenho sempre renovados no sentido dessa construção coletiva.

Boas festas!