Documentação Fotográfica e Narrativa Curatorial

Niuxa Dias Drago

Departamento: DHT
Tipo: Seminário Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): SA Doc Fotograf Narrativa Curatorial/FAC (11733)
Código: FAH507

Dia(s): Quinta-feira
Local: 502

A Disciplina será realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles, detentor do acervo do fotógrafo Marc Ferrez (1843-1923). Pretende-se visitar a coleção de imagens de Marc Ferrez sobre a construção e funcionamento da rede ferroviária no Rio de Janeiro, refletindo, a partir das imagens, sobre as relações entre engenharia, trabalho e construção da cidade. Serão realizadas leituras sobre o desenvolvimento de infraestruturas entre a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, os agentes envolvidos na construção, manutenção e funcionamento da rede ferroviária e suas organizações, sobre a importância da fotografia como documento e como propagadora da ideia de progresso, e sobre o significado e importância da curadoria na contemporaneidade. Pretende-se que a turma desenvolva, a partir da documentação disponibilizada pelo IMS e com auxílio de seus pesquisadores e técnicos, leituras originais e narrativas sobre o mundo do trabalho e da cultura junto à construção e funcionamento das redes ferroviárias. A disciplina será desenvolvida em 5 módulos sendo o 1º dedicado à apresentação da obra de Marc Ferrez e dos planos urbanos do Rio de Janeiro, envolvendo a expansão ferroviária, o 2º. dedicado a seminários de leitura da bibliografia básica, o 3º dedicado à pesquisa de documentação primária complementar ao acervo fotográfico, a ser buscada na Biblioteca Nacional e no Arquivo Nacional, o 4º conformado por um ciclo de mesas redondas com pesquisadores convidados dentro dos temas “fotografia, ferrovia, engenharia e trabalho” e “pesquisa e curadoria”, e o 5º dedicado à redação do trabalho final, na forma de um projeto curatorial.

A disciplina se desenvolve no marco do acordo de cooperação entre a UFRJ e o Instituto Moreira Salles, contando com a colaboração da pesquisadora Ileana Pradilla Ceron e outros técnicos e pesquisadores do IMS, e com acesso à coleção de fotos de Marc Ferrez sobre a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil. O IMS também estará envolvido na coordenação e produção do ciclo de palestras e dando suporte aos projetos curatoriais (trabalho final do seminário). Pretende-se dar prosseguimento, no segundo semestre de 2024, através da seleção de um ou mais projetos, a serem desenvolvidos como ação de extensão.

A disciplina terá continuidade num evento de extensão em 2024-2 (execução do projeto curatorial)

Contará com colaboração de Ileana Pradilla Ceron, Pesquisadora e historiadora de arte, é mestra em história social da cultura pela PUC-Rio. Foi diretora da Divisão de Artes Visuais no Instituto Municipal de Arte e Cultura (RioArte) e diretora da Plural Comunicação Memória & Cultura. É autora de Marc Ferrez: uma cronologia da vida e da obra (2019) e coautora da Coleção Palavra do Artista (2000). Organizou os livros Galeria de Artistas: Centro Empresarial Rio 1983-1990 (2020) e Kant: crítica e estética na modernidade (1999). No Instituto Moreira Salles desde 2016, é responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia.

CERON, Ileana Pradilla. Marc Ferrez – uma cronologia da vida e da obra. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2018.
FRACCARO, Gláucia. Morigerados e revoltados: trabalho e organização de ferroviários da Central do Brasil e da Leopoldina (1889-1920). Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Campinas, 2008.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: Bei, 2010.
REINALDIM, Ivair. Tópicos sobre curadoria. In: Poiésis, v. 16, n. 26, 2015. p.15-28.
TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da Engenharia Ferroviária no Brasil. Rio de Janeiro: Notícia e Cia. 2011.