Arquitetura Contemporânea na América Latina: Teoria e Projeto

Ana Paula Polizzo

Dpartamento: DHT
Tipo: Seminário Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): SA Arq Contemporânea América Latina/FAB (11731)
Código: FAH504

Dia(s): Quarta-feira
Horário: 13h30 às 17h30
Local: 502
Turmas: 1
Vagas: 25

A disciplina pretende discutir a ideia de América Latina como construção cultural a partir da análise e discussão de algumas obras e formulações teóricas e metodológicas referenciais, assim como de ações e práticas recentes no campo da arquitetura e do urbanismo. Com enfoque nas representações culturais, urbanas e arquitetônicas, propõe uma reflexão transversal e ampliada que envolva igualmente distintas áreas do conhecimento. Busca-se o estímulo à formação de uma postura crítica em face de questões, problemas e desafios relacionados à prática da arquitetura no contexto da América Latina hoje, com ênfase na crise global e nos novos paradigmas e horizontes teóricos-epistemológicos que tem sido abertos nos últimos tempos. A disciplina prevê o convite a escritórios / coletivos para a apresentação de suas práticas de forma a fomentar o debate dentro da disciplina.

O curso tem relação com a Pesquisa Narrativas Latino-Americanas vinculada ao LANA (Laboratório de Narrativas em Arquitetura) coordenado pela Profa. Ana Paula Polizzo no PROARQ. O curso prevê articulação com a disciplina a ser ofertada pelo DPA “Tectônica na periferia” (FAP514) e contará com a participação de convidados externos e palestrantes.

O curso estará articulado à disciplina Tópicos Especiais do PROARQ e contará com a participação de convidados externos e palestrantes.

O curso contará com a colaboração do Prof. Gustavo de Oliveira Martins, da Escola de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF) coordenador do projeto de pesquisa/extensão “Assessoria, projeto e construção do espaço: por uma abordagem fenomenológica”.

CARRANZA, Luis E.; LARA, Fernando Luiz. Modern Architecture in Latin America. Art, Technology, and Utopia. Austin, University of Texas Press, 2015.
GOMA OFICINA (org). Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai. São Paulo: Romano Guerra Editora/ Editora Escola da Cidade, 2019.
MOULIN, Gabriela et al (org). Habitar o Antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2022.
SEGATO, Rita. Cenas de um pensamento incômodo: Gênero, cárcere cultura em uma visada decolonial. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022
WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.