Juliana Silva Pavan
Departamento: DHT
Tipo: Seminário Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): SA Patrimônio Cultural Subúrbio/FAA (11728)
Código: FAH502
Dia(s): Segunda-feira
Horário: 13h30 às 17h30
Local: 430
Turmas: 1
Vagas: 25
Objeto: Compreensão dos valores culturais associados aos bairros do subúrbio do Rio de Janeiro. Reconhecimento dos problemas relacionados à proteção e ao reconhecimento dos bens culturais do subúrbio. Fornecer bases para intervenções adequadas à preservação da memória, da história, dos valores materiais e imateriais do legado arquitetônico e urbano do subúrbio carioca. Análise crítica dos problemas relacionados aos projetos de restauração de objetos arquitetônicos e ambientes construídos de interesse para a preservação. Reconhecimento das ameaças ao ambiente construído tradicional pelas pressões econômicas e imobiliárias. Compreensão do papel do arquiteto e urbanista no atual contexto social, cultural e econômico ao intervir no patrimônio cultural de um bairro com tradições e culturas próprias. Objetivo: Fornecer aos estudantes uma visão abrangente dos problemas ligados à preservação dos bens culturais do subúrbio do Rio de Janeiro, abordando questões relativas às pressões imobiliárias e ao descaso com o patrimônio suburbano, voltando particular atenção aos bens arquitetônicos, mas abordando também a apreensão da paisagem, do urbanismo, do ambiente natural, e do patrimônio intangível. Aplicação dos preceitos teóricos no levantamento, reconhecimento, estudo e análise do patrimônio suburbano carioca. Conteúdo programático: Definições de patrimônio cultural e paisagem cultural; Definições de patrimônio industrial ferroviário e fabril; Cultura e tradição popular; Memória coletiva; valores e significados do patrimônio urbano e arquitetônico do subúrbio do Rio de Janeiro; Patrimônio cultural tangível e intangível; História da conformação urbana e arquitetônica dos bairros do subúrbio; Formas de registro e proteção do patrimônio cultural material e imaterial; Cartas e documentos do patrimônio cultural (ICOMOS, UNESCO, entre outros); problemas relacionados à preservação do patrimônio da arquitetura civil e industrial.
Alinha-se à pesquisa “(Re)conhecer e inventariar o Patrimônio Cultural do Subúrbio Carioca”, coordenado pela Profa. Juliana Pavan.
ABREU, Mauricio de A. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2006.
ABREU, Maurício de Almeida. Da habitação ao hábitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evolução. In: Revista Rio de Janeiro, n. 10, maio-ago. 2003. Disponível em: Da habitação ao habitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evoluo (uerj.br) . Acesso em: junho 2023.
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
BAUDELAIRE, Charles; RUSKIN, John. Paisagem Moderna. Trad. Daniela Kern. Porto Alegre: Sulina, 2010.
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lúcia Pinheiros. 9ª ed. São Paulo: Papirus, 2012.
CARNEIRO, Sandra de Sá; Mattoso, Rafael (org.). Subúrbios: espaços plurais e múltiplos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Autografia, 2023. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.
CHOAY, Françoise. Património e Mundialização. Lisboa: Editora Licorne, 2005.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi (org). Capítulos da memória do urbanismo carioca: depoimentos ao CPDOC/ FGV. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002a. p. 202-221.Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1251.pdf. Acesso em: 31de maio de 2011
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
ICOMOS, International Council on Monuments and Sites. Documentos e Cartas. Disponível em: Charters and other doctrinal texts – International Council on Monuments and Sites (icomos.org)
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Editora Casa da palavra, 2005.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas teóricos de restauro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
MARTINS, Clerton (ORG.). Patrimônio Cultural: Da memória ao sentido de lugar. São Paulo: ROCA, 2016.
MONTANER, Josep Maria; MUXÍ, Zaida. Arquitetura e política: Ensaios para mundos alternativos. São Paulo: GG, 2014,
POULOT, Dominique. Uma história do Patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade; 2009.
RIBEIRO, Rosina Trevisan M. (Org.). Patrimônio cultural e preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Paisagens Híbridas, 2020
SANTOS, Joaquim Justino dos; MATTOSO, Rafael; Guilhon, Teresa (ORG.). Diálogos Suburbanos: Identidades e lugares na construção da cidade. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2019.