Andrea Queiroz Rego
Departamento: DPUR
Tipo: Seminário Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): SA Paisagem Sonora/FAG (13913)
Código: FAU502 (código dobrado atente para o título na hora da inscrição)
Dia(s): Terça-feira
Horário: 13h30 às 17h30
Local: 502
Turmas: 1
Vagas: 22
A disciplina abordará a importância dos sons na vida das pessoas e como participam da identificação e construção das paisagens, especialmente, as urbanas da Cidade do Rio de Janeiro. Principais Objetivos: (1) estudar como os sons qualificam os espaços urbanos; (2) trabalhar métodos de avaliação e representação sonora; e (3) planejar e projetar os espaços com os sons. Questões metodológicas: Os principais métodos explorados são (1) pesquisas sonoras nas diferentes representações – literatura, cinema, música, instalações etc; (2) trabalhos de campo com medições e gravações; (3) experimentações de representações; e (4) projeto de espaços sonoros. Conteúdo programático: (Etapa 1) Sensibilização Sonora – conscientizar a escuta com exercícios e experimentações de lugares; trabalhar a memória sonora de modo individual e coletivo; reconhecer os sons quanto ao tipo (fonte e espectro sonoro) e forma de propagação; e estudar culturalmente o incômodo sonoro e seus impactos. (Etapa 2) Representação sonora – estudar e experimentar as diferentes formas de representação do som; associar as representações sonoras com as representações arquitetônicas; explorar representações quantitativas e subjetivas de modo participativo. (Etapa 3) Modelagem sonora – estudar os caminhos sonoros e a sua materialidade em função das formas, materiais e vegetação presentes no espaço urbano; explorar na escala territorial possibilidades para o planejamento sonoro e, na escala do lugar, projetos urbanos e paisagísticos que pensem o ambiente arquitetônico indissociável de sua sonoridade. Temáticas exploradas: (1) Comportamento acústico do som; (2) Estudo de paisagens sonoras; (3) Memória e cultura sonora; (4) Planejamento e projeto sonoro.
A disciplina será oferecida associada com disciplina eletiva da pós-graduação em Arquitetura (FAT 730/830) e vinculada aos trabalhos dos grupos de pesquisa Projeto e Representação do Ambiente (proAMB). Envolverá, também, dinâmicas que envolvem o Escritório de Planejamento Local e Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no formato de oficinas. É prevista a participação de convidados externos, em palestras (de modo remoto presencial) e nas oficinas, como professores pesquisadores de outras instituições, técnicos municipais, além de mestrandos e doutorandos vinculados à pesquisa Paisagem sonora, memória e cultura.
Há vínculo com as disciplinas Graduação: FAP516 – Ateliê Avançado; Pós-graduação: FAT 730/830 – Projeto e Representação do Ambiente
Vincula-se as pesquisas: (1) Paisagem sonora, memória e cultura e (2) Projeto, planejamento e paisagem, ambas desenvolvidas na linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do PROARQ, com apoio da FAPERJ.
Há vínculo com a extensão “Zoneamento Sonoro Afetivo”
Contará com contribuições de Juliana Simili de Oliveira. Universidade Federal de Juiz de Fora. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ/UFRJ (2017), Mestrado em Ambiente
Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora – PROAC/UFJF (2012) e Pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela UFJF (2014). Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU/UFJF), Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia na Arquitetura e no Urbanismo (DPRT). Pesquisadora dos grupos de pesquisa “Projeto e Representação do Ambiente – ProAMB” (PROARQ/UFRJ), “Lugares e Paisagens – ProLugar” (FAU/PROARQ/UFRJ) e “Laboratório da Paisagem – LAPASA (FAU/UFJF). Tem experiência na área de paisagem sonora, arquitetura em saúde, espaço público urbano e ambiente construído.
CARVALHO, Victoria F. Robadey, REGO, Andrea Queiroz. Uma janela de escuta em tempos de pandemia da COVID-19 em Icaraí, Niterói/RJ. Paranoá, v.29, 2021.
REGO, Andrea Queiroz. Paisagens sonoras e identidades urbanas. Os sons nas crônicas cariocas e as transformações do bairro de Copacabana (1905 – 1968). [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro, PROURB, 2006. –
_. As paisagens sonoras nas representações literárias. Marques Rebelo e os sons da cidade do Rio de Janeiro (1931-1964) in Artes e Cidades. Imagens, Discursos e Representações. Salvador: UFBA, 2013 e 2015.
SIMILI, Juliana; REGO, Andrea Queiroz. Passeio Sonoro Comentado: metodologia de identificação da paisagem sonora representada por pessoas surdas. Oculum Ensaios, v.17, 2020.
SOARES, Ingrid Souza; REGO, Andrea Queiroz. Uma trajetória sonora: a paisagem de campo grande (RJ) e prospecções para o projeto urbano. Revista de Morfologia Urbana, v. 11, 2023.