Práticas cartográficas: modos de imaginar e atuar nas paisagens contemporâneas

Letícia Castilhos Coelho, Ana Brasil Machado

Departamento: DPUR
Tipo: Ateliê Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): AA Práticas cartográficas/FAG (14799) & AAI Práticas cartográficas/FAG (14801)
Código: FAU512
Código Ateliê Integrado FAW512 Inscrição concomitante

Dia(s): Segunda e Quinta
Local: 513
Turmas: 1
Vagas: 22

O ateliê busca proporcionar uma aproximação a repertórios que acionam a prática cartográfica como procedimento e ação crítica, estética e política aplicada na leitura e atuação em paisagens urbanas. Através da multiplicidade de olhares e narrativas, da interlocução com diversos campos do conhecimento e de problematizações transversais voltadas para temas como paisagem, tempo, corpo, cultura e cotidiano, a proposta pretende desencadear processos criativos para imaginar e atuar nas paisagens contemporâneas, frente aos intensos desafios, deslocamentos e urgências para habitar mundos (e cidades) em ruína. Tem como objetivo instituir procedimentos teórico-metodológicos, em trânsitos multiescalares, a partir de uma perspectiva processual, que articulam três qualidades prático-reflexivas: incorporação de estados errantes; experimentação de múltiplas linguagens para a composição e expressão; e, ativação da dimensão corpórea, como modos de criação e atuação discursiva e projetual.

Relação indireta com o Laboratório de Projetos Urbanos (LAPU-PROURB) e com o Grupo de Pesquisa Território e Cidadania (IGEO/UFRJ).

Relação direta com os projetos de pesquisa “Projeto urbano como processo errante: experimentações metodológicas” (LAPU-PROURB), coordenado por Letícia Castilhos Coelho; e, “Gestão da expansão urbana no município do Rio de Janeiro: debates sobre cidade e natureza no contexto de revisão do Plano Diretor” (IGEO-UFRJ), coordenado por Ana Brasil Machado. Relação indireta com o projeto de pesquisa “Narrativas Coletivas sobre o Espaço Urbano: Cartografias Fílmicas da Cidade por meio de Documentários Colaborativos”, coordenado por Gustavo Badolati Racca (LAURD-PROUB).

Contará com a participação de Ana Brasil Machado e Patrícia Luana Costa Araújo. Machado é Professora do Departamento de Geografia da UFRJ e pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Território e Cidadania (IGEO/UFRJ). Tem interesse nos campos de Geografia Urbana, Geografia Cultural e Teoria e Pensamento Geográfico, e em temas como problemas públicos urbanos, espaços públicos e naturezas-culturas na cidade. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa intitulado “Gestão da expansão urbana no município do Rio de Janeiro: debates sobre cidade e natureza no contexto de revisão do Plano Diretor”. Araújo é Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia pela UFRJ na área de Organização e Gestão do Território, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estácio de Sá. Integrante o Grupo de Pesquisa Território e Cidadania no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Cesar da Costa Gomes. Colaboradora em projetos de pesquisa no Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação da Profa. Dra. Carla Bernadete Madureira Cruz. Área de conhecimento em Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia urbana, Planejamento urbano-ambiental e Geotecnologias aplicadas a estudos urbanos.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gilli, 2013.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2008.
MARQUEZ, Renata; CANÇADO, Wellington. Atlas ambulante. Belo Horizonte: Piseagrama, 2011.
MEDEIROS. Vânia. Cartografias de erro: mapas subjetivos e territórios redesenhados. In: América – Revista da pós-graduação da Escola da Cidade. Edição n. 1, 2018.
RIBEIRO, Ana Clara Torres (et al). Cartografia da ação e movimentos da sociedade: desafios das experiências urbanas. Rio de Janeiro: Lamparina Capes, 2011.