Tectônica na periferia: Projeto de arquitetura e construção colaborativa

Ana Slade, Diego Portas

Departamento: DPA
Tipo: Ateliê Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): AA Tectônica na Periferia/FAB (5064) & AAI Tectônica na Periferia/FAB (13919)
Código: FAP514
Código Ateliê Integrado FAW512 Inscrição concomitante

Dia(s): Quarta e Sexta
Local: 401

A proposta da disciplina é o desenvolvimento de projeto de arquitetura em colaboração com moradores de comunidade em condições de vulnerabilidade social e econômica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para ser construído em workshop no segundo semestre de 2024.

Este Ateliê Avançado é parte integrante das ações do Ateliê Aberto, coordenado pelos professores responsáveis por esta disciplina, e é um desdobramento do projeto pedagógico “Arquiteturas Mínimas” em desenvolvimento na disciplina Projeto de Arquitetura IV. Baseia-se no cruzamento de duas agendas principais: a tectônica, compreendida como “poética da construção” (FRAMPTON, 1995), e a questão das periferias urbanas, que se torna ao mesmo tempo tema central de reflexão e campo prático.

Tem como principal objetivo a aproximação do projeto de arquitetura da realidade periférica, com a finalidade de refletir sobre as possibilidades e modos de se realizar projetos plausíveis do ponto de vista material, construtivo e econômico.

Será realizada uma dinâmica colaborativa com moradores e lideranças de movimentos sociais para definição das demandas de projeto e reconhecimento físico e social do local de projeto. O ateliê será organizado de modo a atender as demandas apresentadas pela comunidade, desenvolvendo projetos, detalhamentos, orçamentos e planejamento da obra.

Pretende-se dar continuidade ao processo desenvolvido neste Ateliê no segundo semestre de 2024, em disciplina de Laboratório Avançado, a ser ministrada pelos mesmos professores, associada a projeto de extensão e no âmbito da proposta “Tectônica na periferia: arquitetura e cultura na América Latina/ Seminário e Workshop”, coordenada pelos professores da FAU Andrés Passaro, Ana Slade, Diego Portas, Ana Paula Polizzo e do arquiteto e professor da EAU/UFF Gustavo Martins, selecionada no edital Faperj ‘Apoio à Organização de Eventos’ 2023, que custeará a construção de intervenção de pequena escala.

O Ateliê está vinculado ao Seminário Avançado “Arquitetura Contemporânea na América Latina: Teoria e Projeto” / 2024.1 que será ministrado pela Profa. Ana Paula Polizzo.

Está relacionado ainda com a pesquisa “Tectônica na periferia: lições da arquitetura latino-americana recente para as cidades brasileiras”, coordenada pela professora Ana Slade, vinculada grupo de pesquisa UrCA – Urbanismo, Crítica e Arquitetura e naMORAR – núcleo de atividades de extensão, pesquisa e ensino, ambos do PROURB FAU-UFRJ e com a ação de extensão “Produção Colaborativa na Ocupação Solano Trindade” coordenada pela professora Ana Slade, com realização de workshop de projeto e construção anual na Ocupação Solano Trindade, em Duque de Caxias, em parceria com a Universidade alemã TU-Berlin e Movimento de Luta pela moradia MNLM e financiamento do DAAD Alemanha, desde 2021.

CARRANZA, Luis E.; LARA, Fernando Luiz. Modern Architecture in Latin America. Art, Technology, and Utopia. Austin, University of Texas Press, 2015.
FRAMPTON, Kenneth. Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture. Cambridge: The MIT Press, 1995.
GOMA OFICINA (org). Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai. São Paulo: Romano Guerra Editora/ Editora Escola da Cidade, 2019.
LEPIK, Andres. Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement. New York: The Museum of Modern Art, 2010.
MONTANER. J. M. & MUXI, Z. Arquitetura e Política: Ensaios para mundos alternativos. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.