Projeto de infraestruturas, espaços públicos e territórios de inclusão

Vera Regina Tângari, Petar Vrcibradic e Andrea Queiroz Rego

Departamento: DPA
Tipo: Ateliê Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): AA Projeto de infraestruturas/FAD (5066) & AAI Projeto de infraestruturas/FAD (13931)
Código: FAP516
Código Ateliê Integrado FAW512 Inscrição concomitante

Dia(s): Segunda e Quinta
Local: 405

Os estudantes trabalharão em corredores de mobilidade urbana no Rio de Janeiro. – Etapa 1: as equipes estudarão práticas e processos de produção e apropriação de espaços públicos orientados para o transporte público – léxicos e métricas. – Etapa 2: a partir de infraestruturas estudadas, as equipes desenvolverão e intervenções inclusivas de projeto para os problemas locais – cenários e estratégias de projeto. – Etapa 3: os estudantes desenvolverão contribuições individuais sobre aspectos específicos dos cenários projetados pelo grupo, com base nos debates que ocorrerão durante os seminários e que deverão contar com professores da FAU, convidados externos e lideranças locais – aprofundamentos. Os estudantes trabalharão nos 5 escopos propostos, onde deverão identificar oportunidades de mudança, com base em projetos e estratégias críticas para a transformação urbana e arquitetônica com base na relação entre espaços públicos e: mobilidade, habitação, educação, patrimônio e paisagem.

Relação direta com a pós-graduação: junto ao PROARQ, aos grupos SEL-RJ, GAE e ProAmb, em atividades de pesquisa e extensão, através dos projetos de pesquisa Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro e Arquitetura da Paisagem (aspectos morfológicos, ambientais e simbólicos) , e de extensão Territórios Educativos em Ação (relações entre casa, escola e o espaço público). – Dinâmicas interdepartamentais: Trabalhos em conjunto com o DARF (Prof. Giselle Azevedo/GAE); DPUR (Prof. Andrea Queiroz Rego/ProAmb) deverão fazer parte do Ateliê – Dinâmicas externas à FAU: parcerias com o Escritório de Planejamento Local e Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para acesso a informações e realização de atividades locais, no formato de oficinas. – Participantes ou convidados externos das dinâmicas descritas: técnicos municipais, lideranças comunitárias e representantes de escolas parceiras.

Há vínculo com a disciplina Arquitetura da Paisagem – PROARQ (FAP 721/821) – Tópicos Especiais em Arquitetura II– Global Studio – PROARQ/PGPP (FAH711-811) – Laboratório: Infâncias, Arquitetura e Cidade (a confirmar) – Seminário: Paisagem sonora da cidade do Rio de Janeiro (a confirmar)

Há vínculo com os Projetos de pesquisa: Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro e Arquitetura da Paisagem (aspectos morfológicos, ambientais e simbólicos), em seus sub-projetos com fomentos FAPERJ, CNPQ 2022/25 e CAPES-PrInt: – Morfologia das transformações da paisagem na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: tecidos urbanos e rurais; espaços livres públicos e privados; conflitos, escalas e padrões de ocupação e apropriação (FAPERJ-2021/24). – Morfologia das transformações da paisagem e dos espaços livres metropolitanos: performando e articulando espacialidades múltiplas, seus conflitos, identidades e territorialidades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (CNPQ-2022/25) – Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental (CAPES-PRINT-2019/24).

Há vínculo com os Projetos de extensão “Territórios Educativos na Cidade do Rio de Janeiro”, “Zoneamento Sonoro Afetivo”, “Mapeamento Afetivo do Rio de Janeiro” e “Fórum da Rocinha” (políticas públicas em favelas no Rio de Janeiro).

Terá a participação externa de Alex Lamounier (EAU/UFF) – Atmosferas urbanas Anna Rubbo (Columbia University) – Habitação e resiliência; Bruni R. Mendonça (Concordia University) – Espaços públicos; Inês Isidoro (UTL) – Patrimônio ferroviário – Dinamia CET-UL; Jackie Klopp (Columbia University) – Mobilidade – CSUD; Jonathas Magalhães P. da Silva (PUCC) – Habitação e projeto; Luiz Carlos Toledo (PDDI/UFRJ) – Processos participativos; Monica Bahia Schlee (PGPP) – Paisagem e patrimônio; Rogerio Cardeman (PGPP) –estratégias de projeto

ABREU, Maurício de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro – 4. ed. Rio de janeiro: Instituto Pereira Passos, 2013.
CARDEMAN, R. G. ; Tangari, Vera R. . Os Melhores e os Piores Resultados da Expansão do Transporte na Cidade do Rio de Janeiro durante o Século XX. Cadernos do PROARQ (UFRJ) , v. 1, p. 103-111, 2009
MENDONCA, Bruno R. E. Os espaços livres e a estruturação da paisagem: uma avaliação das pracialidades do subúrbio ferroviário do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado – UFRJ/PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – 2018
SILVA, JONATHAS MAGALHÃES PEREIRA DA. Desenho como Questionamento: distintas dimensões de planos e projetos. 1. ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2019.
TÂNGARI, AZEVEDO, LAMOUNIER, REGO. Mapping Rio de Janeiro through the Eyes of Children. In: RUBBO, DU, THOMSEN, TAMKE. Design for Resilient Communities – Proceedings of the UIA World Congress of Architects Sringer: Cham, 2023. p. 853-860.