A Noite: Edifício Cidade. Ateliê conjunto FAU UFRJ + FA UFRGS + GSAPP Columbia University

Mara Eskinazi, Ana Slade e Diego Portas

Departamento: DARF
Semestre 2024.1
Tipo: Ateliê Avançado
Cadastro no SIGA (Código SIGA): AA A Noite: Edifício Cidade/FAH (12492) & AAI A Noite: Edifício Cidade/FAH (13937)
Código: FAR511
Código Ateliê Integrado FAW512 Inscrição concomitante

Dia(s): Segunda e Quinta
Local: 515
Turmas: 1
Vagas: 22

O Ateliê Avançado “A Noite: Edifício cidade” tem como objetivo o desenvolvimento de projeto de arquitetura para intervenção no Edifício A Noite (Edifício Joseph Gire), inaugurado em 1929 e fruto da colaboração entre Joseph Gire e Emílio Henrique Baumgart. O edifício, que abrigou o Jornal A Noite, a Rádio Nacional do Rio e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), está atualmente desocupado, e foi recentemente vendido para um investidor privado. Proporemos que o edifício passe a abrigar um programa tripartido que conjugue base com equipamento comunitário público, corpo com habitação e coroamento com praça pública na cobertura. O trabalho será desenvolvido em formato de ateliê conjunto entre três instituições, a FAU UFRJ, a FA UFRGS, e a GSAPP Columbia University, que desenvolverão paralelamente a mesma proposta de ateliê, compartilhando aulas, palestras e bancas intermediárias e finais, bem como visitas entre as instituições. Como metodologia, iniciaremos o ateliê com um estudo e reconhecimento físico do projeto arquitetônico e estrutural do Edifício A Noite e da área onde ele encontra-se inserido. Logo após, trabalharemos na construção de um repertório de projetos de arquitetura comum aos três ateliês envolvidos, e que aborde temas como a habitação coletiva, o edifício em altura, o edifício público, a fragmentação tripartida, o edifício autônomo, as mega-estruturas, os edifícios comerciais transformados em habitação, e o edifício como pequena cidade. De posse deste repertório, procederemos à elaboração de projetos de arquitetura dedicados a pensar o problema do edifício híbrido, como metáfora da cidade – por isso edifício-cidade.

O ateliê é um desdobramento das colaborações iniciadas entre as professoras Mara Eskinazi e Galia Solomonoff durante os anos de 2022 e 2023, na Gsapp Columbia University, em Nova York. A proposta partiu da experiência desenvolvida pela professora Galia Solomonoff na condução do ateliê Advanced Design Studio VI, denominado Layered Urbanism. Este ateliê é centrado na premissa de que as cidades existem como locais de mudanças constantes e sobrepostas, e se apresenta como oportunidade para se considerar uma nova vida para edifícios que sejam marcos arquitetônicos e urbanísticos importantes para a cidade, mas que estejam abandonados ou desocupados, redefinindo o valor desse lugar no contexto urbano mais amplo da cidade.

O ateliê vincula-se com quatro pesquisas. A pesquisa “A fachada como interface: repertório de projeto”, coordenada pela professora Mara Eskinazi, e desenvolvida no PROURB FAU UFRJ; a pesquisa “Tectônica na periferia: lições de arquitetura latino-americana recente para as cidades brasileiras”, coordenada pela professora Ana Slade, e desenvolvida no PROURB FAU UFRJ; a pesquisa “A educação do arquiteto para o século XXI”, coordenada pelo professor Sergio Moacir Marques e desenvolvida no PROPAR FA UFRGS; e o Housing Lab da GSAPP Columbia University, coordenado pela professora Galia Solomonoff.

Deste modo, o ateliê vincula-se com duas instituições externas, uma brasileira e uma americana: a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre; e a Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Columbia University, em Nova York, Estados Unidos.

Contará com a participação de Sergio Marques (FA UFRGS), Cassandra Coradim (FA UFRGS) e Galia Solomonoff (Gsapp Columbia University).

COHEN, Jean-Louis; CABOT, Roberto; GIRE, Jean. Joseph Gire: Construção do Rio de Janeiro Moderno. Editora Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2014.
FREITAS, Maria Luiza. Modernidade concreta: as grandes construtoras e o concreto armado no Brasil, 1920 a 1940. Tese de Doutorado. São Paulo, FAU USP, 2011.
MARTÍ ARÍS, Carlos. Las formas de la residência en la ciudad moderna. Vivienda y ciudad en la Europa de entreguerras. Edicions UPC, Barcelona, 2000.
KOOLHASS, Rem. Delirious New York. A Retroactive Manifesto for Manhattan. New York: The Monacelli Press, 1994.
PAMPONET DA FONSECA, Roger. Escriptório Technico Emílio H. Baumgart. Escola do Concreto Armado e a Arquitetura Modernista Brasileira. Tese de Doutorado. Brasília, FAU UNB, 2016.