A arquiteta e urbanista egressa da FAUUFRJ Maria Clara Palermo Meliande foi premiada na categoria Cultura Arquitetônica na 39º premiação Arquitetos e Arquitetas do Amanhã, com o trabalho “Experimentações urbanas em mídias locativas: o tesouro do Morro do Castelo”, sob orientação do professor Rodrigo Cury Paraizo, recebendo o destaque Dora Alcântara por relacionar o patrimônio cultural à cidade.
O trabalho busca estudar formas de apropriação tática das tecnologias móveis no espaço urbano. De forma específica, propõe a utilização dessas tecnologias como uma ferramenta lúdica de ensino e reflexão sobre as transformações urbanas e a preservação do patrimônio histórico no centro da cidade do Rio de Janeiro.
A pesquisa desenvolvida tem como estudo de caso o Morro do Castelo, berço histórico de formação da cidade do Rio de Janeiro. Foi demolido no início do século XX, dentro do contexto das obras de modernização da cidade.
O trabalho propõe a elaboração de um protótipo de jogo baseado em localização para smartphones, que convida o usuário a descobrir na cidade os processos que levaram à demolição do Morro do Castelo e seus remanescentes na cidade atual. Para construção do protótipo, utilizou-se a plataforma Actionbound. Trata-se de um roteiro interativo composto por desafios de perguntas e respostas, no qual os jogadores devem buscar pelas soluções em elementos no espaço urbano. Os desafios estimulam a observação ao entorno e, ao completá-los, os jogadores recebem trechos de crônicas do início do século XX e fotografias que promovem a reflexão acerca das transformações urbanas que ocorreram na região.
Categoria: Cultura Arquitetônica
Prêmio Dora Alcântara
Trabalho – Experimentações urbanas em mídias locativas: o tesouro do Morro do Castelo
Autora: Maria Clara Palermo Meliande
Orientador: Rodrigo Cury Paraizo