Bruno Caldas Lima recebe o prêmio “Arquitetas e Arquitetos do Amanhã”

O egresso da FAUUFRJ Bruno Caldas Lima recebeu o prêmio “Arquitetas e Arquitetos do Amanhã” na categoria Edificações, em cerimônia realizada segunda-feira (12/12), na sede do IAB-RJ.

‘Clube Proletário Avenida Brasil’, trabalho de Bruno Lima orientado por Luiz Felipe da Cunha e Silva, recebeu o destaque Vera Hazan por impacto social e arquitetura humanitária.

O tempo de ócio tem sido reduzido drasticamente nos últimos anos, nota-se isso a partir das condições de trabalho e sociabilidade que têm se modificado com os avanços dos desenvolvimentos tecnológicos produzidos por empresas detentoras de capital e poder. Se normaliza o tempo sem tempo sendo emergente falar sobre as formas de trabalho, entretenimento e consumo que a humanidade tem sido condicionada a viver.

Com isso, este trabalho é uma denúncia, produzindo crítica e criando elementos para aproximar a Arquitetura de questões urgentes, se questionando como a arquitetura, enquanto construção, pode contribuir para a produção de esperança para um mundo que não reduza a vida em função da exploração do tempo pelo trabalho e o consumo. Respondendo de forma projetual e tectônica e buscando entender a ausência do Estado em determinadas regiões da cidade promovendo outros cotidianos que permitam maior qualidade de vida para as pessoas.

Olhando para a população periférica carioca, pensou-se na instalação de uma estrutura sobre a Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, que pudesse abrigar piscinas e lajes que poderiam ser apropriadas de múltiplas maneiras, se transformando em um elemento de alerta no meio do caminho, um memorial vivo ao ócio.

Categoria: Edificações

Prêmio Vera Hazan

Trabalho: O clube Proletário Avenida Brasil

Autor: Bruno Caldas Lima

Orientador: Luiz Felipe da Cunha e Silva