A arquiteta e urbanista formada pela FAUUFRJ, Sophia Vollú Keweloh Trindade, recebeu o prêmio “Arquitetas e Arquitetos do Amanhã” na categoria Edificações, na 39ª edição do concurso promovido pelo IAB-RJ.
Sob o título ‘Arquitetura como prática política: Investigação projetual através de autogestão habitacional no Centro do Rio’, com orientação de Ana Slade e Gustavo Poeys, o trabalho recebeuo destaque Vera Hazan por impacto social e arquitetura humanitária.
O trabalho investiga a autogestão habitacional como uma importante ferramenta para auxiliar na concepção de habitações de interesse social dignas e democráticas, através de processos participativos. Como área de atuação, foi escolhido o Projeto Quilombo da Gamboa, localizado no Centro do Rio de Janeiro, que funciona através de uma organização de autogestão habitacional.
Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto que transcenda a questão da habitação através de uma produção coletiva do espaço, alinhando moradia, geração de renda e segurança alimentar.
Categoria: Edificações
Prêmio Vera Hazan
Trabalho: Arquitetura como Prática Política: Investigação projetual através de autogestão habitacional no Centro do Rio
Autora: Sophia Vollú Keweloh Trindad
Orientadores: Ana Slade e Gustavo Poeys