O trabalho final de graduação de Caio Henrique Coelho, ex-discente da FAUUFRJ, foi escolhido pelos editores do site Archdaily como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em 2022.
Habitar a ruína: por uma arquitetura entre tempos
Autor: Caio Henrique Coelho
Orientadora: Maria Cristina Cabral
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ)
Como uma arquitetura esquecida, a estrutura abandonada do Gávea Tourist Hotel, localizado em São Conrado no Rio de Janeiro, está inserida em uma narrativa em limbo. É inquestionavelmente parte da história, mas de uma história que não teve final. O seu significado — pesquisado e ensaiado por esse trabalho final — pode ser determinado pelo que vem então.
Seria relativamente fácil demolir esta estrutura em estado de abandono — tão fácil que se torna inaceitável. Estamos aqui em busca de lidar projetualmente com o desafio de reaproveitar uma estrutura em abandono e potencializar sua relação com a floresta. Não estamos aqui preocupados exclusivamente com a resposta de maior viabilidade econômica, e sim com a complexidade das possibilidades de ocupar a floresta e a ruína moderna. Uma arquitetura que acontece entre tempos.
Encontrar um programa que permita a ocupação da floresta de forma sustentável e crítica em relação às tentativas anteriores parece ser um desafio. Ademais, o programa deve permitir o cohabitar de diversos corpos insurgentes através dos contrastes que caracterizam a ruína e a floresta: animal x homem, natural x construído e passado x futuro.