Trabalho Final de Graduação de Raphaela Barros da Cruz é escolhido pelo Archdaily

O trabalho final de graduação de Raphaela Barros da Cruz, ex-discente da FAUUFRJ, foi escolhido pelos editores do site Archdaily como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em 2022.

Entre corpos e cozinhas: pensando arquitetura através de mulheres e suas ancestralidades
Autora: Raphaela Barros da Cruz
Orientadoras: Ana Paula Polizzo e Ayara Mendo
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ)

A relação entre a mulher que cozinha e a arquitetura é o ponto central do trabalho. Usando a etnografia e estabelecendo uma genealogia de mulheres em suas cozinhas, é proposta uma leitura sensível e interdisciplinar a respeito do tema, superando a noção puramente técnica da construção e valorizando traços de afetividade presentes no ato de cozinhar.

Para analisar as dinâmicas entre corpos femininos, cozinha e arquitetura, o trabalho foi desenvolvido a partir de um emaranhado de informações correlacionadas: um estudo teórico das mudanças histórico-políticas-espaciais domésticas; como essas foram capazes de influenciar a dinâmica da casa; e a conexão entre embasamento teórico, arquitetura e um estudo de campo intrafamiliar. Com base nas diferenças entre essas mulheres, – suas idades, corpos, histórias e vivências, – foi possível observar como foi o cotidiano de cada uma, suas ancestralidades, as transmissões de conhecimento por trás das relações interpessoais e a conexão esses tópicos com a subjetividade de arquitetura doméstica.

Relatos, histórias e espaços tornaram-se objetos de estudo, os quais possibilitaram apreender o espaço e acender memórias afetivas, gerando um documento cujo produto não seja aquilo que é palpável ou construído, mas sim que se possam extrair noções a respeito do uso, da história e das memórias.