O trabalho final de graduação de Sophia Vollú Keweloh Trindade, ex-discente da FAUUFRJ, foi escolhido pelos editores do site Archdaily como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em 2022.
Arquitetura como prática política: investigação projetual através de autogestão habitacional no centro do Rio
Autora: Sophia Vollú Keweloh Trindade
Orientadores: Ana Slade e Gustavo Poeys
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ)
Diante de políticas habitacionais excludentes, que estimulam a segregação socioespacial nos espaços urbanos, os movimentos sociais assumem protagonismo e relevância na luta pelo direito à moradia aliado ao direito à cidade. Almeja-se, portanto, o combate à desigualdade socioespacial e a reivindicação por reforma urbana, trazendo a autogestão habitacional como uma relevante pauta.
Assim, o trabalho investiga a autogestão habitacional como uma importante ferramenta para auxiliar na concepção de habitações de interesse social dignas e democráticas, através de processos participativos. Como área de atuação, foi escolhido o Projeto Quilombo da Gamboa, localizado no Centro do Rio de Janeiro, que funciona através de uma organização de autogestão habitacional.
Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto que transcenda a questão da habitação através de uma produção coletiva do espaço, alinhando moradia, geração de renda e segurança alimentar. Assim, por meio das aproximações a fim de entender as demandas e modos de habitar dos moradores é iniciada a concepção de um projeto alinhado com os princípios da autogestão habitacional, que contribua para a permanência dos participantes do Quilombo da Gamboa em um território central, atendendo suas necessidades e auxiliando na efetivação do direito à moradia e à cidade.