Palestra com Luciano Aletta

A FAUUFRJ e UrCA PROURB convidam a todes para participar da palestra com o arquiteto Luciano Aletta, a ser realizada no dia 10 de abril (segunda-feira), às 14h30, em auditório a confirmar.

Do Urbano ao Comum: Formas de Resistência e Alternativas Possíveis no Processo de Urbanização Planetária

A apresentação pretende questionar o sistema de relações, contradições e possibilidades existentes entre os processos de ‘urbanização planetária’ e a afirmação de práticas tradicionais e novas do fazer comum. Paralelamente à expropriação e acumulação da riqueza global promovida pelas políticas urbanas nacionais, pudemos observar um despertar de interesse por modelos de desenvolvimento abertamente opostos e radicalmente alternativos às promessas de crescimento evocadas pela doutrina da economia neoliberal: a questão do comum e, mais genericamente, dos bens comuns – o conjunto de recursos naturais e imateriais necessários à reprodução social e ecológica do nosso ambiente de vida – tem adquirido relevância crescente, catalisando o desejo de novas ‘formas de vida’ que visam o repensar da a relação homem-natureza como verdadeiro centro de uma alternativa de desenvolvimento global. Ao questionar as instituições que regulam a formação dos processos de urbanização contemporâneos e através da análise de diferentes experiências coletivas de gestão do território, a contribuição visa vislumbrar os contornos de uma possível estratégia de intervenção capaz de concretizar as aspirações e desejos de um novo urbano comunitário.

Luciano Aletta é arquiteto, fundador e membro do coletivo CONCRETE (CNCRT). Ele é professor adjunto da Ensa-Versailles e doutorando na CY Cergy Paris Université. Sua pesquisa questiona o atual regime de propriedade privada e pública da terra e explora possíveis alternativas baseadas nos princípios e nas práticas do comum.

A palestra será em inglês.