A FAUUFRJ e UrCA PROURB convidam a todes para participar da palestra com a arquiteta e urbanista Priscila Coli, a ser realizada no dia 12 de abril (quarta-feira), às 15h30, em auditório a confirmar.
A Narrativa Oficial da Informalidade: A Ferramenta em uma Disputa Política pela Terra Moldada pelos ‘Enclaves das Milícias’
Esse trabalho busca analisar como um município da periferia metropolitana do Rio de Janeiro utiliza a “informalidade” enquanto ferramenta em uma disputa política por terras urbanizadas, majoritariamente, por milícias nas últimas duas décadas.
Embora a informalidade seja um conceito amplamente discutido na teoria urbana e do planejamento, intelectuais dos estudos urbanos criticam seu uso por ser muito geral e negligenciar as diferenças locais, bem como para atingir territórios de pobreza e culpar a população urbana mais pobre. Alguns estudiosos propõem reapropriar-se do termo (ver Castillo & Raines, 2001; Simone, 2004; Roy, 2005, 2009) ou criar novos (ver Yiftachel, 2009; Pieterse, 2011; Caldeira, 2017; Thieme, 2018) para destacá-lo de populações e localidades específicas e lidar com a complexidade urbana em diferentes contextos.
Ao invés de oferecer novos conceitos ou entrar no debate sobre o uso adequado do termo, esse trabalho busca demonstrar como a administração pública utiliza o rótulo “informal” para atingir seus objetivos ao mesmo tempo em que facilita a expansão e o reconhecimento dos loteamentos fraudulentos das milícias, denominados “enclaves” no presente trabalho. Assim, o objetivo é contribuir para a discussão em curso sobre a informalidade, lançando luz sobre seu uso estratégico como instrumento político em territórios em disputa e suas consequências.
A apresentação se baseia em dados etnográficos coletados entre 2021 e 2022, incluindo notas de campo de várias audiências públicas, entrevistas com funcionários públicos e ativistas ambientais. Além disso, utiliza material de arquivo de mídias sociais e jornais brasileiros. Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre a economia política da urbanização das milícias nas periferias do Rio de Janeiro.
A palestra será em inglês.