Inauguração da Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR

A direção da FAU UFRJ tem a satisfação de convidar para a cerimônia de inauguração do Espaço Integrado de Bibliotecas da EBA, FAU e IPPUR, que será realizada no dia 1º de dezembro de 2023, às 13 horas, no Edifício Jorge Machado Moreira.

O espaço de mais de mil metros quadrados sustentado pelos famosos pilotis da entrada do Edifício JMM, é composto, entre outros, pelo grande salão do bloco B que já foi espaço de cerimônias, abrigou o museu Dom João VI e esteve fechado, por quase vinte anos, passando por diversas dificuldades em sua manutenção.

Em abril de 2022, as direções das unidades que dividem o Edifício JMM abraçaram o projeto de reforma do salão e de suas salas adjacentes, propondo instalar no local uma biblioteca, conforme previa o projeto original. Coordenado pelo professor Petar Vrcibradic e pelo arquiteto do corpo técnico da FAU, Ramon Assis de Oliveira; o Projeto FAU reuniu professores, estudantes, técnicos e terceirizados iniciando as obras em dezembro do mesmo ano.
O projeto dispôs de recursos modestos impedindo a restituição do espaço ao seu estado original, mas a disposição e o entusiasmo envolvidos não esmoreceram.

O novo espaço acadêmico já nasce gigante – reflexo da magnitude da UFRJ, maior Universidade pública do país. A Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR abrigará uma das mais expressivas coleções sobre Arquitetura, Urbanismo, Artes Plásticas e Design da América Latina. A biblioteca surgiu como uma ação coletiva, imbuída de um espírito de resistência, cooperação e otimismo, reforçando o compromisso de nossa instituição com o ensino superior público, gratuito e de excelência.

Compareça à cerimônia de inauguração e celebre conosco mais uma conquista da Universidade.

Fotos: FAU/UFRJ, Acervo NPD
Imagens do projeto: Projeto FAU