“Cidade Pós-compacta: estratégias de projeto a partir de Brasília” foi premiado na categoria Cultura Arquitetônica da 60ª Premiação Anual do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro, realizada dia 12 de dezembro (segunda-feira) na sede do IAB-RJ.
O livro apresenta a hipótese de que um outro olhar sobre o urbanismo moderno pode nos fornecer pistas para lidar com os desafios do fenômeno urbano contemporâneo. Defendendo ser urgente um projeto que busque uma alternativa, por um lado, à receita de tornar compacto o não-compacto e, por outro, à simples inclusão da condição de não-lugar, não-cidade e não-edificado numa nova epistemologia ampliada do urbanismo.
A pesquisa apresentada no livro se articula com os temas da linha temática Culturas urbanas, sociabilidades e participação, pois procura compreender a cidade contemporânea e colaborar com outras formas de projeto urbano que sejam mais sensíveis à crise socioambiental vigente.
A FAUUFRJ parabeniza os autores Carolina Pescatori, Cauê Capillé (FAUUFRJ), Guilherme Lassance (FAUUFRJ) e Luciana Saboia por mais esta conquista.